Nosso planejamento para o feriadão de Sexta-feira Santa e Tiradentes.
Na segunda semana de dezembro, navegando pela rede social do Google, vi uma foto de uma cachoeira bastante interessante chamada Cachoeira do Tabuleiro. Pesquisando na internet, vi que a mesma fica na cidade de Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais, em torno de 160 km de Belo Horizonte.
Lugar interessante para conhecermos no feriadão de Páscoa e Tiradentes, entre 18 e 21 de abril/2014.
Passagens e hospedagem
A primeira providência depois de ver alguns outros atrativos que a região oferece foi consultar os preços da passagens aéreas. Encontrei tarifas surpreendentemente baratas: R$ 79 para ir e R$ 69 para voltar, a partir de Viracopos. Por esse preço, nem pensei duas vezes, comprei na hora.
Pesquisando no Google localizei 7 ou 8 opções de hospedagens, para as quais enviei e-mails solicitando orçamentos. No Booking.com existem apenas duas propriedades cadastradas.
Passadas duas semanas, recebemos apenas dois retornos dos e-mails. Uma pousada no centro da cidade (Pousada RD) e outra bem pertinho do Parque Municipal onde fica a Cachoeira do Tabuleiro (Pousada da Gameleira), porém 16 km do centro da cidade, em estrada de terra. O proprietário desta última também trabalha como guia turístico, e oferece bons preços.
Para organizar os passeios só localizamos uma agência de turismo na cidade, a CIMO Adventure. O pessoal responde rápido e os valores também estão bons, um pouco acima do valor orçado pelo guia proprietário da pousada.
* Em 25/06/14 o site da CIMO não estava acessível.
Na dúvida sobre onde ficar hospedado, optamos pela Pousada da Gameleira. O preço é um pouco mais caro do que a Pousada RD, porém não precisaríamos percorrer 32 km de estrada de terra todos os dias (ida e volta ao Parque).
Abaixo algumas orientações sobre como chegar no Distrito de Tabuleiro, onde fica a Pousada:
Infelizmente o Google Maps não tem o recurso do Street View a partir deste ponto, e nós não fotografamos o caminho. Mas segue a orientação dada pelo Samuel, da Pousada da Gameleira, a qual utilizamos para chegar até lá:
“Placa Jardim Bouganville, entrar a esquerda, seguir placas Distrito Tabuleiro e Cachoeira do Tabuleiro, ultima bifurcação no asfalto, entrar a esquerda, início da estrada de terra (16 km).
Nas bifurcações da estrada de terra, pegar sempre a mão esquerda, na estrada mais batida.”
Chegando no Tabuleiro
Teoricamente, o trajeto entre o Aeroporto de Confins e a cidade de Conceição do Mato Dentro demoraria em torno de 2h30min. Isso se não existisse uma pequena ponte onde só passa um carro por vez na cidade de Lagoa Santa. Com Minas Gerais inteira seguindo para a Serra do Cipó e arredores, demoramos cinco horas no trânsito! E o caminho é esse, não tem escapatória.
Dos quatro dias de feriado, restaram três.
Já na Serra do Cipó, vimos dois carros capotados. A serra é repleta de curvas, então todo o cuidado é pouco. Nos 16 km de estrada de terra entre Conceição do Mato Dentro e o Tabuleiro, quando cruzávamos com outro veículo, era tanto pó que levantava que a estrada sumia. Altamente aconselhável trafegar com os faróis acessos, nem tanto para enxergar algo, mas para ser visto pelos demais veículos.
A Pousada da Gameleira
A Pousada da Gameleira possui instalações simples: suítes com frigobar, opcional ar-condicionado ou ventilador de teto. A TV no quarto também é opcional. Em alguns locais da pousada é possível conectar no wireless gratuito.
O café da manhã é servido das 8h às 10h, tarde para o padrão apressado dos paulistanos, mas apropriado para o sossego do local. Contém pão francês, bolo, pão de queijo, vários biscoitinhos caseiros, biscoito de polvilho frito, frutas, sucos, leite e chafé (aquele café fraquinho, transparente – padrão mineiro, pois meu sogro é de Minas e também faz café assim).
O almoço é tardio, por volta das 15h, para que os hóspedes possam almoçar ao retornar das trilhas.
Durante a noite, por algumas horas, faltou energia elétrica. De acordo com o Samuel, isso é frequente, tanto que ele tem um “Kit Cemig” para os hóspedes, composto de uma caixa de fósforos e uma vela. Se você tem lanterna, leve-as na sua viagem.
Cemig, para quem não sabe, é a concessionária mineira para o fornecimento de energia elétrica.
Ainda bem que o chuveiro é via aquecimento solar, então conseguimos tomar banho antes de dormirmos.
Telefones para contato com o Samuel, guia turístico:
(0xx31) 9263-2968 – Vivo
(0xx31) 9648-2333 – Vivo
(0xx11) 8514-7447 – Tim
(0xx31) 9263-3048 – Vivo – Sergio (irmão do Samuel)
Excelente matéria e bem detalhada, tem me servido na programação à minha ida para a cachoeira do tabuleiro.
Gostaria de saber como fez para ir de Confins para Conceição do Mato e até a pousada, alugou algum veículo?
Olá Tamires.
Obrigado pela visita ao blog.
Que bom que nossa postagem está ajudando na sua programação.
Sobre o transporte,… sim, nós alugamos um carro já no aeroporto. Não me lembro de ter pesquisado opções de ônibus.
Considere que haverá deslocamento até os atrativos, e sem um veículo à disposição, você vai depender de carona de outros turistas por lá.
Boa viagem!!