21/06/2014: visitando as tartarugas do projeto.
Depois de almoçarmos em Ribeirão da Ilha, pegamos a estrada sentido Lagoa da Conceição, e lá chegando seguimos para a praia Barra da Lagoa, local onde está instalado o Projeto TAMAR Floripa.
Como chegar ao Projeto TAMAR Floripa.
O melhor caminho para quem está no centro da cidade ou no sul da ilha é pela Lagoa da Conceição.
Ao final da Avenida das Rendeiras, vire à direita como se fosse para a Praia da Joaquina pela Avenida Prefeito Acácio Garibaldi São Tiago. Depois vire na primeira à esquerda, na SC-406, seguindo para a Praia Barra da Lagoa.
Serão aproximadamente 4,5km até a entrada para a Praia Barra da Lagoa, onde você verá uma placa do Projeto TAMAR. Siga para a direita e continue até chegar à Rua Professor Ademir Francisco, número 140.
Para quem está no Norte da ilha, o caminho é pela SC-406.
Coordenadas -27.572422, -48.428249.
Na chegada à base do Projeto, ainda ao lado de fora, uma grande escultura de uma tartaruga saindo o ovo recebe os visitantes. Ao lado da recepção tem outro exemplar em tamanho menor.
A base do Projeto TAMAR em Florianópolis auxilia no trabalho de conscientização e educação ambiental de visitantes, comunidades e pescadores.
Única base no Sul do país, o local possui cinco tanques de observação com exemplares de quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que desovam no Brasil. Todos os tanques são abastecidos com água salgada, com manutenção constante.
Tem também uma sala de vídeo onde é exibida a história do Projeto TAMAR e um documentário contando sobre o ciclo de vida e anatomia das tartarugas, as principais ameaças, como ocorre a reprodução das tartarugas etc.
Na área central da base estão expostos alguns cascos de diversas espécies de tartarugas, o esqueleto de um golfinho nariz de garrafa e o esqueleto de uma Tartaruga de Couro. Tem também a pele de uma grande cobra jiboia.
Todos os dias às 15h30min é realizada a alimentação das tartarugas, onde os tratadores passam de tanque em tanque jogando pedaços de peixe para as tartarugas.
Pode parecer crueldade manter as tartarugas nos tanques, ainda mais quando vemos que elas nadam nas beiradas dos tanques, como se quisessem sair dali. Mas os tratadores informam que aquelas tartarugas nasceram no Projeto TAMAR e não conseguiriam se adaptar à vida marinha.
Na saída é necessário passar pela lojinha do Projeto, onde está a venda camisetas, chaveiros, canecas, canetas e demais lembranças.
Na volta para a pousada nós paramos em um mirante com vista para a Lagoa da Conceição, na SC-406, pouco antes de chegar a Praia Mole (coordenadas -27.597168, -48.436129). Além do mirante, o local tem lanchonete e venda de souvenir.
Depois encaramos bastante trânsito até chegar à pousada. Estava tudo parado em frente à Praia Mole. Ficamos ali no anda-para por mais de uma hora. Imaginamos como deve ser o trânsito ali em alta temporada.
Durante a noite saímos para jantar numa pizzaria chamada Pizza na Pedra. O local é agradável e a pizza é bem servida. Pedimos uma pizza pequena e vieram quatro pedaços enormes e bem recheados. A sobremesa foi uma salada de frutas com sorvete e merengue derretido. Local recomendado.
Procurando hospedagem em Florianópolis/SC? Informe as datas desejadas e faça sua pesquisa.