Trekking no Parque do Zizo.
O Sábado de Aleluia foi todo reservado para o Parque do Zizo, distante 27 km da entrada da cidade. Apesar da pouca distância, parte da estrada é bastante tortuosa e de terra, com muitas subidas e descidas. Em alguns trechos parece que é impossível passarem dois carros por ali.
Hoje nós seguimos para o passeio junto com o guias Aelson e o Fabrício, no carro do Aelson. A galera de São Paulo foi com uma van, visto que o ônibus não seria páreo para a estradinha que leva ao Parque do Zizo.
O Parque do Zizo é uma RPPN: Reserva Particular do Patrimônio Natural.
Demoramos pouco mais de uma hora até chegarmos ao parque, ou melhor, até onde estacionamos, pois ainda haveria uma caminhada de 800 m ladeira abaixo, com uma parada no “Mirante dos Gavião”.
O Parque do Zizo, assim como o Parque da Onça Parda, também possui estrutura simples. O local também oferece alguns quartos para hospedagem.
Nossa primeira trilha ali no parque foi a Trilha do Pau Oco. A trilha recebe esse nome porque passamos por uma grande árvore que morreu e em sua raiz nasceram outras duas, ficando então um buraco (oco) no meio do tronco. A trilha também poderia ser chamada de Trilha do Jatobá, pois é uma grande árvore possível de ser vista desde a sede do parque, e pela qual nós passamos por durante o percurso.
A trilha não é difícil. Uma parte dela é feita dentro do rio, que possui leito com poucas pedras mas muita areia. Por duas vezes precisei parar para tirar areia de dentro do tênis.
É preciso ter cuidado com o bambu-lixa, pois ele tem micro espinhos que se enroscam em nós e podem machucar.
Logo depois de sairmos do rio chegamos ao Pau Oco. A árvore morta era enorme.
A trilha segue morro acima até chegarmos ao enorme jatobá, e depois é só descida até a sede do parque. A trilha total levou 1h40min aproximadamente.
O almoço foi servido logo que chegamos, às 12h20min, e tinha salada, purê de batata e arroz com frango. Bem simples, mas muito saboroso! A refeição era à vontade por pessoa, ao preço de R$ 30,00.
Tivemos alguns minutos para repor as energias e já saímos para a próxima jornada, que vocês conferem na próxima postagem.