Molhando os pés nas águas geladas do Mar Egeu.
Após visitarmos todos os pontos turísticos importantes de Atenas nos dois primeiros dias, deixamos o terceiro dia na cidade para uma viagem bate-volta até o litoral, mas não para curtir a praia.
Distante aproximadamente 70 km de Atenas encontra-se o Templo de Poseidon, o deus dos mares na mitologia grega. Mas antes defalarmos desse lugar, contaremos sobre o último sítio arqueológico incluso no bilhete-combo, que visitamos no período da manhã: o Kerameikos.
Kerameikos
Situado nas margens do rio Eridamos, no subúrbio da cidade antiga, encontra-se o Kerameikos, um cemitério grego cujas pesquisas apontam que já no ano de 3.000 antes de Cristo o local era utilizado para este fim. Em 478 antes de Cristo uma muralha foi construída para proteger a cidade, dividindo o cemitério em duas partes.
No local, que parece meio abandonado (exceto pelo museu), encontramos lápides, sarcófagos e estátuas, todas cercadas de um pouco de mato. Tive a impressão de que ele está incluso no bilhete para incentivar a visitação.
Neste dia, havia um rapaz cortando um pouco do mato próximo da entrada, e no lado oposto, uma equipe de pesquisadores fazendo alguma escavação. Duas pessoas estavam ali na área para “tomar conta” dos poucos turistas que visitavam o local.
O museu de Kerameikos possui peças que mostram a evolução da antiga arte grega, basicamente monumentos funerários, e também o desenvolvimento da cerâmica ática do século XI antes de Cristo até os primeiros séculos depois após a conquista romana.
Como todos os exemplares estão dispostos atrás de vidros, requer bastante habilidade para fazer as fotos sem os reflexos de luz e pessoas.
O cemitério de Kerameikos fica no começo das ruas Adrianou e Ermou (Rua Ermou, 148 – 11859 – Atenas).
Depois de deixarmos o Kerameikos, nós caminhamos até o terminal de ônibus Aeros Park, que fica na esquina das ruas 28 de outubro com Leoforos Alexandras, onde pegaríamos o ônibus para o Cabo Sounio. No caminho, refrescamos o calor com um delicioso sorvete grego.
Templo de Poseidon – Cabo Sounio
Cabo Sounio é o nome do lugar onde está o Templo de Poseidon. O templo está no alto de um penhasco ladeado pelo Mar Egeu.
Vimos em um dos muitos blogs que consultamos que existem duas linhas que vão para o Cabo Sounio: uma pela costa, com vista para o mar (recomendada), e outra por dentro da cidade.
Em outro blog vimos que o ônibus faz ponto dois quarteirões do hotel onde estávamos (Rua Filellinon, entre as ruas Xenofontos e Souri). Ok, mas qual das duas linhas fazia ponto ali? As duas? Somente uma? Por conta desta dúvida resolvemos seguir até o terminal de ônibus.
No guichê da empresa de ônibus Ktel só tinha uma lista de horários e para apenas um itinerário, sem definir se era via costeira ou pela cidade. Aguardamos um tempão até chegar alguém ali no guichê e nos mostrar onde era o ponto de ônibus.
No ponto de ônibus só estava escrito Sounio – Coastal, onde deduzi que não tem mais o caminho por dentro da cidade. E o ônibus fez sim a parada no ponto perto do nosso hotel e também um pouco mais à frente, perto do Arco de Adriano.
A passagem é paga dentro do próprio ônibus, onde em um dado momento da viagem o cobrador passa recebendo o dinheiro dos passageiros.
Ao escolher seu lugar no ônibus, sente-se ao lado direito, para ter a vista do Mar Egeu.
A viagem até Cabo Sounio demorou duas horas e dez minutos. O ônibus faz várias paradas em algumas cidadezinhas pelo caminho. Também passa por grandes condomínios de luxo.
O grande barato de fazer este bate-volta, dizem, é ficar no Cabo Sounio até o momento do pôr do sol. Deve ser bem bonito. Na placa de entrada do templo, onde informa o horário de funcionamento, a hora de fechamento está definida como “pôr do sol”.
Encontramos um mexicano que já era a quarta ou quinta vez que estava lá e falou sobre o pôr do sol. Porém, em maio o sol estava se pondo por volta de 20h15min, e o último ônibus para Atenas partia às 20h.
Li alguma coisa dizendo que o último ônibus costuma aguardar o pôr do sol antes se seguir para Atenas, mas não quisemos arriscar. Até porque se todos esperassem pelo pôr do sol, o ônibus voltaria lotado.
Logo que chegamos ao Cabo Sounio fomos almoçar no Restaurante Naos que fica ali no local. Esperávamos encontrar preços abusivos, mas estavam iguais aos preços de Atenas.
Depois do almoço andamos por uma colina para tirar algumas fotos do mar e depois seguimos para o Templo de Poseidon, cuja entrada custava quatro euros por pessoa. Estava ventando muito neste dia. Ficava até difícil manter a câmera imóvel para fazer as fotos.
Conseguimos chegar lá no Templo antes das excursões, então nenhuma de nossas fotos ficou cheia de turistas atrapalhando hahaha. A combinação dos tons amarelados das ruínas do Templo com o azul do céu e do mar rende boas fotos.
Se você for ao Cabo Sounio (essa dica vale para qualquer sítio arqueológico), vá com calçados confortáveis (tênis) e roupas adequadas. Tinha um povo lá fazendo excursão que estava com salto alto e roupas sociais. Vai ver haveria algum baile de gala no templo e eu não estava sabendo.
Fotografamos o templo de vários ângulos, e depois seguimos por um caminho que leva ao local de antigas construções da época em que o Cabo Sounio possuía um porto, e até um mirante de onde conseguimos ver uma praia próxima.
Depois, já fora da área do Templo, do outro lado da estrada, vimos uma trilha que levava até o mar, e decidimos descer o morro para chegar até a água. Trilha simples, nem dez minutos para descer. O começo da trilha fica ao lado do acesso as ruínas do Templo de Atena.
Chegando lá tiramos nossos tênis e colocamos os pés na água gelada do Mar Egeu. Meu pé está gelado até agora rsrs.
Ficamos um pouquinho ali, curtindo o momento, graças à vantagem que o turismo independente nos proporciona, e voltamos ao restaurante, onde tomamos um sorvete e aguardamos o ônibus para voltar para Atenas.
A viagem de volta foi um pouco mais rápida, com menos paradas, mas o trânsito travou quando chegamos ao Arco de Adriano. Parou tudo. Acho de demorou uns vinte minutos para andar um quarteirão até o Parlamento.
Chegamos de volta ao hotel, descansamos um pouco e saímos para comprar as lembrancinhas de Atenas, pois era nossa última noite na cidade. Fomos direto à Rua Adrianou, onde parecia ter os artigos mais bonitos. As lojinhas costumam ficar abertas até às 22h.
Achamos um mini-mercado na rua Selley que, diferente dos demais, tinha frutas. E só isso, mais nada! Poucas opções. Tudo estava acabando. Compramos duas bananas para o pré-café da manhã do dia seguinte (no próximo post vocês entenderão o “pré-café da manhã”). Depois passamos na Praça Syntagma, mais precisamente na estação de metrô, para fazer um reconhecimento do local para não nos perdermos no dia seguinte. Aproveitamos para fotografar a fonte que tem ali na praça, toda iluminada.
Como almoçamos tarde, preferimos não jantar, então compramos dois croissant e uma garrafinha de suco apenas.
Muito falamos dos quiosques que existem nas ruas de Atenas, para compra de itens de conveniência, especialmente água. Segue uma foto.
Ao voltarmos ao hotel, arrumamos toda nossa bagagem para embarcarmos, no dia seguinte, rumo a Santorini.
Olá, tenho algumas dúvidas estou montando minha viagem, já comprei as passagens para Maio, Pelo que eu vi você viajou mais ou menos este mês por la né ?
Gostaria de saber mais ou menos o valor do ônibus para o templo de Poseidon ?
E o gasto médio com comida ?
Sobre o o valor para entrar no templo você comprou do Brasil ? eles vendem nos hoteis ?
Olá Evelyn.
Obrigado pela visita ao blog.
Correto, nós estivemos em Atenas em maio de 2015. Calor viu… rsrs.
O ônibus para o Cabo Sounio, onde fica o Templo de Poseidon, pelas minhas anotações, custou 6,30 euros (ida/volta).
O ingresso para a entrada no Templo é vendido no local mesmo, por 4 euros. Não sei informar se nos hotéis eles vendem o ingresso.
Sobre a alimentação, sem considerar as guloseimas e lanches no meio do dia, apenas almoço e jantar (refeições), a média foi de 15 euros.
Esperamos ter ajudado!
Belíssimo post.
Com certeza visitarei o Cabo Sounion. Estarei viajando para a Grecia em Fevereiro deste ano. Também sou adepta das viagens independentes e adoro “mochilar” pela Europa. Tem algum post sob fazer uma viagem de ônibus até a cidade de Naufplio? Adoraria conhecer essa cidade que alguns amigos me falaram que é linda. Obrigado pelas dicas. Abraços.
Olá Karina.
Obrigado pela visita ao blog e pelo elogio.
Sobre a cidade de Nafplio, veja está página, especialmente a parte “TRAVEL FROM ATHENS AIRPORT (OR ATHENS) TO NAFPLIO”
http://www.visitnafplio.com/directions.html
Bom dia adorei a descrição para a ida ao Templo vc acha que compensa mais fazer esse tour independente ao invés de fechar com as agências? Ou o caminho é tranquilo se alugarmos um carro para o dia todo de passeio?
Olá Claudia.
Obrigado pela visita ao blog.
Pelo que pesquisei, as agências que levam até o Cabo Sounio fazem tours de até quatro horas. Se a ideia é permanecer lá por mais tempo, e você tem disposição para dirigir por lá, alugar um carro acaba sendo a melhor opção (só não sei em valores). O caminho é tranquilo.
Via ônibus é tranquilo também, mas se quiser ver o pôr-do-sol lá (como todos os demais turistas) vai encarar concorrência por lugar no ônibus, além da lotação.
Olá boa noite.
Estamos de viagem pronta para Agosto e reservamos 1 dia para o Templo de Poseidon.
Pelo que vi é tranquilo ida e volta né?
Os valores também são mais baratos que agencia.
A comida em si é muito cara? Não temos noção real de valor.
Obrigada,
Juliana.
Oi Juliana.
Obrigado pela visita ao blog.
As refeições na Grécia não são tão caras não. Mesmo lá no único restaurante próximo ao Templo, o ágio não é tão grande como em atrações brasileiras.
Na ocasião, gastamos em duas pessoas 31 euros.
ola,
O horário do ônibus mudou. O valor atual, em maio de 2017, é ida: 7h, 8h, 10h, 11h, 13h 14h 15:30h e 17h . A volta é 8h, 10h, 11h, 13h 14h, 16h ,17h ,19h ,20h.
O local de saída é o mesmo, e o preço tb.
Olá Ita
Obrigado pela visita ao blog e pela colaboração!
Olá. primeiramente, parabéns pelo bloc, possui informações importantíssimas!
Eu irei para Atenas agora em junho e ficarei hospedada ao lado da praça syntagma. Poderia me informar se o ônibus dessa linha passa por alí? E se cada ônibus tem seu ponto específico..Qual a numeração?
Desde ja agradecida
Olá Simone.
Obrigado pela visita ao blog e pelo elogio.
Pertinho da praça Syntagma, na Rua Filellinon, há uma parada para embarque.
Fica em frente ao número 10, é no segundo quarteirão após a praça Syntagma. Tem um poste cor de laranja, com a placa da empresa Ktel.
Veja no Maps: https://goo.gl/maps/Nh5jfdBF3vQ2
Você pode encontrar outras paradas neste PDF disponível no site da Ktel: http://ktelattikis.gr/uploads/bus_stop_sounio-3.pdf
Esperamos que você tenha uma excelente viagem!
Olá, amei o blog! Parabéns! Queria uma ajuda sua! Vou viajar de lua de mel do dia 25.08.19 até o dia 04.09.2019. Chegarei em Atenas dia 26.08.19 na parte da noite. Quero sair de lá dia 29.08.19, bem cedinho, e depois partir para as ilhas de Zakynthos e Santorini. Você acha melhor ficar em Zakynthos apenas 2 noites, deixando 4 noites para Santorini ou deixar 3 noites para Zakynthos e 3 noites para Santorini? Obrigada pela atenção! 🙂
Olá Joice.
Obrigado pela visita ao blog e pelos elogios.
Que bom que gostou.
Bem, sobre sua pergunta… Nós não chegamos a visitar Zakynthos nesta vez que viajamos para a Grécia (na próxima, com certeza).
Mas pelo que vimos em demais blogs, o ideal seriam 4 dias em Zakynthos. No mínimo 3.
Claro que tudo vai depender do que vocês pretendem visitar em cada ilha e consideram imperdíveis.
Três dias em cada talvez seja o ideal, ou até mesmo escolher apenas uma delas e curtir a lua de mel mais calmamente.
Esperamos ter ajudado.
Boa viagem!!