Chegando em Paris

18/10/2010

A viagem até Paris durou cerca de 03h30min, com algumas paradas no caminho. Viajamos no Eurostar. Até que é confortável. A gente nem sente o trem tocar nos trilhos.

Próximo da parada na estação Gare Du Nord, em Paris,  o aviso sonoro passou algumas informações, entre elas o horário local. Um novo ajuste no relógio, adiantando em uma hora.

Estação Gare du Nord, em Paris

Chegamos à capital francesa com a dúvida entre pegar um taxi até o hotel ou ir de metrô. Em alguns blogs que li, diziam que era “roubada” pegar o metrô cheio de malas, não pela segurança ou falta dela, mas pelo incômodo de carregar as malas, uma vez que há muitas escadas no metrô de Paris.

Mesmo assim optamos pelo metrô (mais barato né). Comprar os tickets foi fácil, nenhum problema com o idioma. Dentro dos vagões foi tranqüilo. O mais chato foi o tal de sobe escada e desce escada, que realmente aconteceu.

As estações aqui são mais maltratadas do que em Londres. Algumas possuem paredes pichadas, placas pichadas. Até dentro dos túneis é tudo pichado. No teto, os cabos elétricos ficam expostos. Meio detonado. Londres era tudo arrumadinho.

Chegamos facilmente ao hotel, a 5 minutos da estação Saint-Mandé, em Vincennes, um pouco retirado do centro de Paris, coisa de uns 5km. Fizemos o check in e subimos para o quarto, no terceiro andar. O hotel dispõe de elevador para duas pessoas. No nosso caso, foi uma pessoa e uma mala por vez.

Deixamos as malas no quarto e saímos para dar uma volta pelo bairro, já que ainda estava claro. Seguimos pela Avenue di Paris até o Chatêau de Vincennes, um grande forte medieval. Tiramos algumas fotos e resolvemos voltar ao hotel, procurando algum lugar para jantar. Como ainda estava cedo, quase todos os restaurantes estavam fechados, e acabamos optando por um McDonalds.

Estátua de São Luiz, na praça ao lado do Chatêau de Vincennes

Na volta para o hotel, paramos num mercado para comprar água e um pacote de biscoitos. Já estava escuro. Ao chegarmos no hotel, pegamos a senha de acesso a internet pela rede se fio do hotel, checamos nossos e-mails e tomamos um banho.

Amanhã, a previsão é de chuva fina. Espero que errem.