Férias 2022 – Serra Catarinense
Dia 31/05/2022: Segundo dia de passeios na Serra Catarinense.
Hoje o café da manhã foi servido mais cedo (às 7h10), antes mesmo do horário marcado. A cesta continha alguns itens a mais do que no dia anterior. Muito bom.
O passeio programado para o dia seria o Cânion do Funil, na cidade Bom Jardim da Serra. Mas no dia anterior fizemos um ajuste com base na previsão do tempo, e agendamos de subir o Morro da Igreja, pois para o dia planejado estava previsto chuva.
Então, próximo das 9h seguimos para o Parque Nacional de São Joaquim. Não estava chovendo, mas o céu estava nublado; as colinas todas cobertas de nuvens.
Apesar de o Parque ter o nome da cidade de São Joaquim, ele abrange diversas cidades, inclusive Urubici. O acesso para o Morro da Igreja é pela SC-730 (coordenadas do Google: -28.023854, -49.499380), em Urubici.
Tem um mirante no caminho, ao lado direito de quem sobe. Fica bem em uma curva, quando vimos já estávamos passando por ele. Mas estava tudo encoberto, nem valeria a pena ter parado ali para tentar fazer fotos.
Alguns quilômetros mais a frente as nuvens “sumiram” (na realidade passamos para um nível acima elas) e o céu azul apareceu. Embora o sol estivesse radiante, a temperatura fora do carro se mantinha baixa, na casa dos 9 graus.
Chegando à guarita de acesso ao Parque, entregamos nossa autorização (é necessário o agendamento prévio no ICMBio – veja postagem anterior) e seguimos dirigindo por mais uns 10 minutos até o estacionamento do mirante.
Estava muito mais frio lá em cima. Tiramos várias fotos da Pedra Furada à partir do mirante e de algumas rochas ao redor, capturando de vários ângulos o cartão postal da Serra Catarinense, além do cânion e do mar de nuvens que preenchia o vale.
O Morro da Igreja possui altitude de 1.822 metros, é o terceiro mais alto do estado de Santa Catarina e um dos mais altos região Sul do Brasil.
Mais para a direita, descendo uma trilhazinha, chegamos em uma borda do morro com vista para outros paredões.
O tempo de permanência lá no mirante do Morro da Igreja é de 15 minutos (veja mais sobre as regras de visitação aqui). Como havia poucos turistas, ficamos alguns minutos a mais sem nenhum tipo de fiscalização.
Como o tempo estava bem aberto acima das nuvens, arriscamos mais um ajuste no roteiro do dia. Ao invés de pararmos na Cachoeira Véu da Noiva, que fica na estradinha para o Morro da Igreja, com acesso uns 50 metros antes da guarita do Parque Nacional de São Joaquim, seguimos até a Serra do Corvo Branco, na esperança de que o Parque Altos do Corvo Branco estivesse com o céu aberto também.
Até a semana anterior à nossa chegada à Urubici, o Parque estava fechado aos turistas por conta dos estragos causados pela chuva de 15 dias atrás.
Pegamos a rodovia SC370 sentido Serra do Corvo Branco. Após o final do asfalto da rodovia são mais 5km em estrada de terra.
Na última curva antes de chegar próximo aos paredões da Serra do Corvo Branco, vimos um pouco de neblina na estrada. Ao fazer a curva, de repente tudo ficou branco. Estávamos quase dirigindo às cegas. Só foi possível enxergar a lanchonete que tem em frente da entrada do Parque e os carros estacionados estando uns 3 metros antes de alcança-los.
Fomos até ao contêiner de venda de ingressos e a moça nos informou que o Parque estava fechado por falta de visibilidade lá em cima, então não valia a pena liberar a subida. Mesmo com sol e tempo bom, o topo estava encoberto pelas nuvens.
Ok, então, fazer o quê?!
Ainda era 10h30, mas não podíamos esperar muito tempo ali pra ver se o Parque abriria, pois tínhamos uma reserva na vinícola Leone di Venezia em São Joaquim, às 15h (trajeto de mais ou menos 1h15 até lá).
Então voltamos para a pousada, tiramos a roupa de trilha e fomos ao centro de Urubici para almoçarmos.
Antes, procuramos na internet algumas opções de restaurantes self-service por quilo, e vimos que alguns restaurantes não abrem às terças-feiras, outros não abrem às quartas-feiras.
Escolhemos almoçar no restaurante Churrascaria Tradição, na Av. Adolfo Konder.
O buffet da Churrascaria Tradição é bem variado. Gostamos das opções. Podíamos nos servir através de três modalidades: livre por pessoa, por peso ou só churrasco, cada uma com valor diferente. A sobremesa era grátis.
Por volta de 12h40 já estávamos seguindo para São Joaquim, que você confere na próxima postagem.
Procurando hospedagem em Urubici/SC? Informe as datas desejadas e faça sua pesquisa.
Prefere se hospedar em um Hostel? Clique abaixo e faça sua busca.