Jalapão: Dunas e Prainha do Rio Novo

Férias 2023 no Jalapão.

Dia 17/05 – Quarto dia no Jalapão: Dunas e Prainha do Rio Novo (Praia do Caju)

Na noite anterior a previsão era de muitas nuvens ao amanhecer, então nada ficou agendado sobre aquele trekking para ver o nascer do sol.

De malas prontas, deixamos a pousada Pousada Santa Helena logo após o café da manhã, às 7h40.

Nós não sabíamos o roteiro do dia, apenas que não haveria mais nenhum fervedouro, pois havíamos visitado todos que estavam na programação. Nesta postagem do último fervedouro visitado você encontra a relação de todos os fervedouros do nosso roteiro.

Depois de rodarmos por estradas de terra tendo a Serra Geral do Tocantins como paisagem, chegamos a um lugar inesperado e inacreditável: as Dunas do Jalapão.

Seguindo para as Dunas do Jalapão.
Serra Geral ao fundo.
Seguindo para as Dunas do Jalapão
Dunas do Jalapão

Até a portaria das dunas demoramos quase uma hora para chegar. Para o estacionamento ainda havia 5 km de percurso.

No estacionamento há uma edificação onde nos preparamos para o passeio

Nos preparativos para o passeio, bastante protetor solar, pois desta vez não haveria nenhuma sombra de árvore para nos abrigar do sol do “deserto”.

A caminhada até as duas é breve e suave, e antes do acesso passamos por um “oásis”: um riacho com algumas árvores aqui e ali.

Dica: independente do horário em que for visitas as Dunas do Jalapão, leve um calçado qualquer, pois a areia vai esquentar durante sua visita.

Visando preservar as dunas, há um caminho definido para subir e descer.

Placa indicando o acesso para as Dunas
Acesso para as Dunas do Jalapão

Uma vez lá em cima, a gente pode andar por onde e para onde quiser, evitando apenas as beiradas.

Dunas do Jalapão

A origem da areia dourada que forma as dunas é a Serra do Espírito Santo, de formação arenosa (quartzo), cuja ação dos ventos causa a erosão, originando as dunas que podem ultrapassar 30 metros de altura.

Serra do Espírito Santo, cuja erosão forma as dunas

Ficamos livremente explorando as Dunas do Jalapão até perto de 10h30. Cada um seguiu para um lado, alguns ficando mais próximos do acesso, outros andando a perder de vista.

Voltando para o estacionamento nos refrescamos um pouco (pelo menos os pés) na água do oásis, antes de dirigimos para a próxima parada onde de fato refrescaríamos um pouco o calor: a Praia do Caju, também chamada de Prainha do Rio Novo.

Um oásis no "deserto" do Jalapão
Um oásis no “deserto” do Jalapão
Praia do Caju (Prainha do Rio Novo)

Não muito distante das Dunas do Jalapão está a Praia do Caju. Como o nome indica, é uma parada para banho de rio.

Praia do Caju, ou Prainha do Rio Novo

A prainha fica nas margens do Rio Novo, daí o nome de Prainha do Rio Novo. E depois do calor que passamos nas Dunas do Jalapão, nada melhor que um mergulho.

Logo na chegada, um redário bem convidativo

Chegamos lá às 10h50 e o curiosamente o tempo deu uma fechada e começou a ventar.

Prainha do Rio Novo

Ficamos só um pouco na água, mas logo saímos para trocar de roupa. Bacana que ali tem um biombo natural que serve de trocador, com toda a privacidade.

Trocador

Ali também tem uma vendinha de bebidas e sorvetes. Provamos um sorvete com sabores da região.

Sorvete de castanha de barú

Sobre o almoço e o atrativo da parte da tarde você confere na próxima postagem.