São Thomé das Letras – Novembro de 23.
Dia 02/11.
São Thomé das Letras era um destino que já tínhamos cogitado visitar fazia tempo, mas acabava sempre sendo preterido por outro lugar.
Desta vez, batemos logo o martelo e fomos para São Thomé das Letras para aproveitarmos o feriado estendido de Finados de 2023.
Como sempre, procuramos hospedagem através do Booking, e fechamos com a Casa Gracie Suítes (não está mais no Booking), pertinho do centro de São Thomé das Letras.
Saímos de casa no próprio feriado, chegando à São Thomé por volta de 12h15.
Passamos em frente ao local onde ficaríamos hospedados, mas a placa com o nome era de outro estabelecimento…. estranho.
Bem… estávamos com fome e duas quadras à frente havia um restaurante self-service, chamado Ponto Certo. Comida simples e preço bem em conta.
Nossa diária na pousada só iniciaria às 14h, mesmo assim paramos lá pra confirmar que o local era o correto. E sim, estava certo. Apenas a placa da hospedagem anterior que não havia sido substituída.
Vale das Borboletas
Com a tarde inteira livre, fomos conhecer o primeiro atrativo de São Thomé das Letras, o Vale das Borboletas.
O Vale das Borboletas fica distante menos de 4km do portal da cidade, e muitos moradores e turistas optam por ir a pé até lá. Mas saiba que o caminho é pela estrada e depois por um trecho de terra, e na volta, é só subida.
Coordenadas: -21.723396, -45.006135
O ingresso custava R$ 10,00 por pessoa (nov/23) e poderia ser pago no cartão. Estacionamos o carro e seguimos para explorar o local.
A “trilha” começa por uma vila com várias lojinhas de artesanato, roupas, lanchonetes e até chalés. Terminado o calçamento, em poucos metros já vimos o acesso para a Cachoeira Vale das Borboletas e Poço dos Gnomos.
O caminho inteiro é sobre tablado de madeira, tornando o atrativo bastante acessível.
Ali na Cachoeira Vale das Borboletas existem dois mirantes no caminho: um que permite ver a cachoeira por cima, e outro no meio de uma ponte sobre o rio, sem nenhum degrau para chegar a eles.
Na parte de cima da cachoeira, é possível curtir o riacho e alguns pocinhos; já na parte de baixo, aproveitar a cachoeira, com queda de aproximadamente 6 metros de altura, e seu poço.
O entorno possui muitas pedras, então é preciso bastante cuidado para chegar até a cachoeira.
Poço dos Gnomos
Seguindo pelo caminho de tablado, chegamos ao Poço dos Gnomos. O poço é um lugar bem legal para banho, e tem um escorregador natural formado pelo riacho que vem da cachoeira.
As pedras ao redor do poço são mais lisas, facilitando o acesso e a permanência. Mas cuidado para não escorregar.
Após um tempo ali e várias fotos, seguimos para outro atrativo de São Thomé das Letras que fica próximo da cidade, o qual contaremos na próxima postagem.
Procurando hospedagem em São Thomé das Letras/MG? Informe as datas desejadas e faça sua pesquisa.
Prefere se hospedar em um Hostel? Clique abaixo e faça sua busca.
Não tem como chegar até São Thomé das Letras/MG? Já pensou em alugar um carro?