02/12/2007.
Acordamos um pouco mais cedo do que no dia anterior. Destino: Piazza di Spagna e Piazza Navona, entre outros.
Após o café da manhã, seguimos primeiramente para a Piazza della Repubblica, passando pelo Teatro della Opera.
Já na Piazza, observamos a interessante disposição dos prédios ao redor da praça, contornando a Fontana delle Naiadi.
Visitamos também a igreja Santa Maria degli Angeli.
Seguimos em direção ao Palazzo Margherita, atual embaixada dos EUA. Interessante foi encontrar vários pés de mexerica (pareceu ser) nas ruas em frente e próximas ao palácio.
De lá fomos para a Piazza Barberini, onde está a Fontana dei Tritone.
Dica: Há muitas fontes em Roma, e de acordo com nosso livro-guia, a água é potável. Vimos várias pessoas tomando água das fontes, e aproveitamos para encher nossa garrafa também.
Algumas fotos depois, seguimos em direção à Piazza di Spagna, pela Via Sistina. Chegamos até uma escadaria chamada Trinitá dei Monti.
Tiramos algumas fotos e conhecemos o Ryan, um brasileiro que estudava na Alemanha, e passava o final de semana na Itália. Ele também estava em busca da Piazza di Spagna, então seguiu junto com a gente.
Seguimos pela Via del Babuino, e pelo nosso mapa, já era para estarmos na tal praça. Resolvemos perguntar, e para a nossa surpresa, a Scalinata dei Monti (Trinitá dei Monti) era a Scalinata di Spagna, na Piazza di Spagna. Como disse o Ryan, que decepção.
Nada a ver com a foto de nosso livro. Ok, ok. A foto com as fores na escadaria deve ter sido feita na primavera, e nós estamos quase no inverno. O tempo chuvoso nesse dia também contribuiu negativamente com o cenário.
Poucas fotos e seguimos para a Piazza del Popolo. Lá é show. Apesar da forte garoa, tiramos muitas fotos. Legal haver duas igrejas praticamente idênticas, lado a lado, separadas pela Via del Corso. Em uma delas acontecia uma cerimônia de casamento.
Despedimo-nos de nosso amigo Ryan, que foi em direção ao Vaticano, e seguimos para a Piazza Navona. No caminho vimos o Mausoléu de Augusto, o Ara Pacis e algumas igrejas.
Entramos na igreja Sant’Agnese in Agone. Estava tendo missa. Não era permitido filmar nem fotografar, e havia um senhorzinho de olho na gente. Mas conseguimos uma foto.
De lá fomos ao Pantheon. Magnífico! O tamanho é impressionante.
Saímos em busca de toilets, e rodando pelas ruas chegamos até a igreja Santa Maria Sopra Minerva.
Encontramos os toilets numa sorveteria, e aproveitamos a oportunidade para tomarmos sorvete.
Delícia! Muito bom mesmo! O chocolate é meio amargo. Excelente.
Aproveitamos para comprar os cartões postais, no local mais barato que encontramos: 0,25 centavos de euro.
Próximo ao Pantheon tem uma loja de roupas com preços até 25 euros. Se der tempo, voltaremos para comprar alguma coisa.
Seguimos para a Piazza Campo dei Fiori, Area Sacra e passando pelo Rio Tibre, pegamos o caminho para a Piazza Cinquecento, onde compraríamos os bilhetes para o passeio Archeobus.
Não fizemos o passeio hoje, pois a guia aconselhou a fazê-lo pela manhã, pois teríamos mais tempo do que se fizéssemos no último horário. Ok.
Aproveitamos para ver algumas ruínas ao lado do Foro Romano que não tínhamos visto no dia anterior.
Ao chegar no hotel, desmaiamos. Estamos andando muito esses dias.