Primeiro dia de visita aos pontos turísticos de Atenas.
06/05/2015 – Até quem matou as aulas de História na escola sabe da importância da Grécia para a filosofia, artes cênicas, literatura, ciência política, democracia etc. A Grécia Antiga é considerada o berço da civilização ocidental.
Essas poucas linhas já servem para ilustrar o quão rica pode ser uma viagem para a Grécia, sendo você um fanático por história ou não. Afinal, não é em qualquer país do mundo onde podemos caminhar por lugares concebidos há quase três mil anos.
Depois de um pequeno aperitivo de Atenas no dia anterior, acordamos bem cedo para explorar tudo o que a cidade pode oferecer, mas não antes sem tomar o café da manhã do Hotel Niki, que começa a ser servido às 7h30min, onde é oferecido pão, presunto e queijo, bolo, um doce que não identificamos o que é, iogurte, cereais, café, chá e leite frio.
O segundo dia em Atenas estava reservado para os principais pontos turísticos da cidade. E o mais conhecido deles é a Acrópole, que significa cidade no alto (acro = alto e pólis = cidade). Normalmente é uma cidade, ou construções religiosas e administrativas construídas no alto de uma colina de topo plano.
Atenas tem outras acrópoles, mas nenhuma tão famosa quanto A Acrópole, aquela que abriga o Partenon, o Propileu, o Erection e o templo de Atena Nice.
Começamos nossa exploração na Acrópole pela parte baixa, na entrada existente próxima ao Museu da Acrópole e com acesso direto ao Teatro de Dionísio. É a entrada mais próxima para quem está hospedado no bairro Plaka (veja no mapa abaixo).
O ingresso vale por quatro dias e permite a entrada em mais seis sítios arqueológicos de Atenas: Acrópole, Ágora Antiga, Ágora Romana, Biblioteca de Adriano, Templo de Zeus Olímpico e Karameico. Em qualquer um destes sítios você pode comprar o ingresso.
O Teatro de Dionísio
O Teatro de Dionísio foi o mais importante dos teatros da Grécia Antiga, e considerado o berço do teatro ocidental e da tragédia. Sua área central tem acesso restrito, mas podemos circular por onde ficava o público.
Dali nós seguimos por aquela que foi a via principal da colina, chamada de Peripatos, passando pela Stoa (pórtico) de Eumenes até chegarmos a um guichê que destacou mais um ticket de nosso bilhete (para acesso à Acrópole). Mas antes, clicamos outras fotos do Teatro de Dionísio por outro ângulo.
O Odeon de Herodes Ático
Logo nesse guichê conseguimos ver o Odeon de Herodes Ático, antigo teatro grego construído para homenagear Regilia, a falecida esposa de Herodes Ático. Alguns restauradores estavam trabalhando no local, que está muito bem preservado.
A Acrópole de Atenas
Depois de algumas fotos, continuamos seguindo colina acima até nossa próxima parada: passar pelo que sobrou do Propileu, o portal de entrada para a Acrópole, e visitar as construções mais famosas de Atenas.
Logo à direita do Propileu está o templo de Atena Nice, a deusa alada da vitória. A história diz que o templo possuía uma estátua da deusa sem asas, para que ela nunca deixasse a cidade.
Seguindo em frente, à direita está o Partenon e à esquerda o Erection.
Infelizmente vemos mais andaimes e gruas do que o Partenon propriamente dito. Mas ainda bem que estão trabalhando para preservá-lo.
O Erection
O Erection é o templo dedicado a Erecteu, rei mítico de Atenas. É nele que estão as famosas Cariátides, estátuas de seis donzelas que suportam a cobertura do templo. As seis Cariátides que você vai fotografar são réplicas. Cinco das estátuas originais estão no Museu da Acrópole, e a sexta estátua está no Museu Britânico, em Londres.
O Partenon
O Partenon é a mais espetacular construção ateniense, dedicado à deusa Atena Partenos, padroeira da cidade. Rico em detalhes, possui características inovadoras e únicas, que você pode conferir em um vídeo exibido no Museu da Acrópole. Infelizmente inúmeras invasões destruíram grande parte das construções.
Na Acrópole tem um mirante (onde tem um mastro com a bandeira da Grécia) de onde é possível ver a cidade de Atenas pelo alto. O local é bastante concorrido para fotos. Como chegamos cedo não havia tantos turistas ainda. Mas de outros pontos também é possível ver a cidade.
Com dissemos anteriormente, a Acrópole não é a única colina de Atenas, e dela é possível avistar o Monte Lukovitos, cuja altura é maior do que da famosa Acrópole.
Depois de inúmeras fotos por ali, de todos os ângulos possíveis, seguimos colina abaixo e deixamos a Acrópole, caminhando para um morro que tem bem em frente, chamado de Areópago, local onde funcionava uma espécie de Tribunal na Grécia Antiga. Passagens bíblicas contam que ali o apóstolo Paulo contou sobre o Cristianismo aos atenienses.
Ao descermos do Areópago, seguimos para a esquerda, pela rua que contorna a Acrópole e entramos, através de um portão, em um caminho que leva até o guichê de entrada da Ágora Antiga, mais um local incluso no bilhete comprado no Teatro de Dionísio. Como já dissemos, esse bilhete você pode comprar em qualquer uma das sete atrações.
Esse passeio pela Ágora Antiga e demais sítios fica para a próxima postagem.