Águas da Prata/SP.
Essa viagem foi realizada em 18/12/2016, contando com o apoio da agência local Prata Expedições.
O município de Águas da Prata faz divisa com Poços de Caldas/MG, na região da Serra da Mantiqueira, e possui natureza exuberante, com diversas trilhas, mirantes e cachoeiras.
A trilha da Cachoeira do Serrote fica dentro de uma fazenda no Bairro da Cascata, onde no passado os mineradores exploravam zircônia, bauxita e minério de ferro. Para chegar lá, tem que pagar o pedágio existente na estrada logo que saímos do centro de Águas da Prata.
Após um trecho de caminhada por uma estrada de terra em área descampada, entramos na trilha em mata mais fechada, e pudemos ver alguns buracos feitos pelos mineradores para a exploração dos minérios.
Hoje esses buracos servem de abrigos para os morcegos.
Logo em seguida iniciamos a caminhada pelo leito do rio, com água às vezes ao nível dos joelhos, superando pouquíssimos obstáculos. Por conta de pesadas chuvas de semanas anteriores, em um ou dois pontos foi necessário passar por cima de galhos e troncos de árvores que caíram com a tempestade, mas nada que tornasse a trilha difícil.
A trilha de aproximadamente 9km possui 5 cachoeiras e duas piscinas naturais, extremamente convidativas.
O ponto alto do trekking, em beleza e emoção, é a subida de uma cachoeira com o auxílio de cordas. A subida não é feita pelo curso d’água, mas pela lateral da cachoeira, com vários pontos de apoio para os pés e mãos (além da corda).
Mais adiante, outra cachoeira requer uma pequena escalada, desta vez pelo curso d’água, mas também sem maiores dificuldades.
Já no final da trilha, passamos por algumas trincheiras da época da Revolução Paulista de 1932.
No total, percorremos a trilha em aproximadamente 5 horas.
Mais ou menos aonde começa a trilha? Logo depois do pedágio da prata sentido poços??