Páscoa de 2023 – Dia 07/04.
Amanheceu chovendo bastante. Já era previsto esse tempo chuvoso.
O café da manhã no Hotel Giordano é servido a partir das 7h.
Como opções havia pão francês e pão de forma, frios, frutas, bolo, pão de queijo, gelatina, leite, café, suco.
Enquanto a gente tomava o café da manhã a chuva parou, nos alegrando para o passeio, mas ela recomeçou bem na hora em que deixamos o hotel.
Percorremos os 15km de distância entre São João da Boa Vista e Águas da Prata em vinte minutos.
O passeio do dia, reservado junto a agência Prata Expedições, era a Trilha Mãe de Ouro.
Durante o preenchimento de nossa ficha de inscrição/seguro, a chuva apertou.
Soubemos então que fazer a Trilha Mãe de Ouro não seria possível, pois haviam passado uma máquina de terraplanagem na estrada de terra dias antes, e com a chuva ela estava muito embarreada, impossibilitando qualquer carro baixo chegar até o sítio onde o passeio começaria.
Havia uma turminha lá na agência que faria o passeio chamado Cachoeira do Túnel. Nossas opções eram pegar reembolso do passeio e voltar ao hotel ou fazer essa trilha com eles.
Bora pra trilha, então!
Seguimos de carro sentido Poços de Calda/MG. A trilha tem início em um sítio mais ou menos 5km depois da praça de pedágio.
Com a galera reunida, todos com suas capas de chuva (algumas improvisadas com sacos plásticos) e os bastões de caminhada emprestados pela agência, iniciamos a caminhada.
A primeira parada foi pouco depois de começarmos a trilha, na Cachoeira Gaia.
A Cachoeira Gaia é de fácil acesso. Fizeram uns degraus, com apoio de corrimãos, para descermos até o poço da cachoeira.
O tempo chuvoso não foi obstáculo para a galera se banhar na água fria da cachoeira.
Após um tempo ali fizemos uma caminhada mais extensa até o atrativo que nomeia o passeio. Foram várias travessias de rio, superando pedras e troncos pelo caminho.
Em alguns momentos fizemos o aquatrekking, que é a caminhada pelo leito do rio. Outro passeio da Prata Expedições que tem caminhada pelo leito do rio é até a Cachoeira do Serrote.
Nesse meio tempo a chuva deu uma trégua.
A trilha da Cachoeira do Túnel não contempla banho nessa cachoeira. A aventura do passeio está em subir pelo lado da cachoeira até dentro do túnel de onde ela despenca.
Os guias da agência Prata Expedições se posicionaram em pontos estratégicos para nos ajudar na subida, e essa ajuda foi fundamental.
Depois de todos reunidos na “boca” do túnel, veio a segunda parte da aventura: atravessar o túnel escuro, por dentro d’água, com solo repleto de pedras e desnível, usando a lanterna do celular.
Devo contar que haviam morcegos ali no túnel? Melhor não… vai afastar o pessoal hahaha.
A maior parte dessa travessia era com água no nível do joelho. Um ponto ou outro era com água na cintura.
Terminada a travessia, pegamos um trechinho de morro bem íngreme, e chegamos na via férrea de minérios, onde fizemos uma parada para descanso, fotos etc.
Atravessamos o túnel, desta vez sem água, caminhando ao lado dos trilhos até uma trilhazinha na mata que nos levou diretamente na Cachoeira Gaia, fazendo ali mais uma parada para banho para fecharmos o passeio.
De volta em Águas da Prata, optamos pelo almoço no restaurante que fica junto a agência, chamado Ybirá Gastronomia Saudável.
Exaustos, retornamos ao hotel e cochilamos o restante da tarde.
De noitinha, saímos para jantar e paramos na Subway.
Procurando hospedagem em Águas da Prata/SP? Informe as datas desejadas e faça sua pesquisa.
Prefere se hospedar em um Hostel? Clique abaixo e faça sua busca.
Não tem como chegar até Águas da Prata/SP? Já pensou em alugar um carro?