04/04/2010.
Último dia na Serra do Cipó.
Levantamos um pouco mais cedo para arrumar as malas. O tempo estava bom, com um solzinho já aparecendo. Saboreamos nosso último café da manhã na agradável companhia do Sr. Antônio.
Saímos rumo ao Parque às 9h, para uma caminhada de 7km até a Cachoeira do Gavião (a partir da portaria) e mais 1km aproximadamente até a Cachoeira das Andorinhas.
Novamente alguns riachos para atravessar, e alguns locais com um pouco de barro. Levamos cerca de 2 horas para chegar na cachoeira.
Fizemos uma pausa para banho e para o lanche. Algum tempo depois seguimos até a Cachoeira das Andorinhas.
Chegando próximo ao poço, o tempo fechou, e o guia achou melhor não arriscar chegar até a cachoeira, pois o caminho é todo de pedras, que com a chuva anunciada, ficariam escorregadias demais para caminhar. Todos decidiram voltar.
Caminhamos uns 5 minutos na trilha de volta e começou a chover. E como choveu! Foram praticamente 7k andando sob chuva, hora mais forte, hora mais fraca. Os riachos encheram e os trechos com barro multiplicaram-se. Uma verdadeira aventura. Até a portaria foram 2h, mais uns 20 minutos até o estacionamento.
Ao chegar de volta na pousada, tomamos um banho quente, torcemos as roupas encharcadas e jogamos na mala dentro de sacolas plásticas. Nos despedimos do Sr. Antônio e saímos para comer alguma coisa antes de seguir caminho para o aeroporto.
Paramos no restaurante Cipó Rural. Tínhamos com opções o prato feito, que é muito bem servido, ou alguma porção. Como somos de comer pouco, optamos por uma porção de contra-filé com fritas.
Nosso vôo era só 22:30h, mas pegamos a estrada assim que terminamos de comer, por volta de 17:40h. Ainda bem.
Após percorrer uns 20 km, pegamos um baita trânsito. Como dizem os mineiros, estava tudo “agarrado”. Levamos 3 horas para fazer o mesmo percurso de 1:20h na sexta-feira. Em alguns momentos demorava quase 20 minutos para percorrer 1km.
Chegando em Lagoa Santa, abastecemos o carro e seguimos para o aeroporto. Por volta de 20:30h devolvemos o carro, e já fomos para o checkin no balcão da TAM.
O vôo atrasou 45 minutos para decolar, mas pousamos em Campinas somente 10 minutos além do horário informado no voucher. Até aguardar a bagagem, pagar o estacionamento e chegar em casa, já era 0:40h da segunda-feira.
Ao chegar em casa, só tiramos a roupa molhada de dentro da mala. O resto ficaria para o depois. Dormir era a prioridade.
Se quiser saber mais sobre os atrativos da Serra do Cipó, fica a dica do blog Viagens e Caminhos.
Agora é esperar o próximo feriado… 21 de abril, uma quarta-feira. O que fazer? Sugestões?
Como sempre, Minas é um show. Muito boas as fotos, e muito legal o lugar.
Quanto ao dia 21/04, é só passar o dia todo sem comer nada pra poder beliscar um bolinho de chocolate que vai rolar por causa do dia 22/04, que é muito mais importante…
he, he, he…
Bjs,
Adri