Planejamento das férias – agosto de 2021
Iniciamos o planejamento de nossa viagem para o Maranhão em novembro/20, quando marquei na empresa minhas férias em dois períodos (março e agosto de 2021), contando que até o mês de agosto as restrições de deslocamento impostas por conta da pandemia já estariam mais flexíveis.
No início de julho/21 iniciamos as pesquisas sobre os atrativos para visitarmos na Chapada das Mesas, em Carolina/MA, cidade-base para a realização dos passeios.
Para chegar à Carolina, o aeroporto mais indicado fica em Imperatriz/MA, 222 km de distância.
As estradas até muitos dos destinos turísticos na Chapada das Mesas são de areia e terra, e para alguns ainda precisa de um condutor de turismo credenciamento para poder entrar.
Nesse caso, mesmo alugando um carro no aeroporto de Imperatriz, será necessário contratar um guia de turismo. Portanto, checamos com algumas agências de Carolina além da questão dos passeios, se eles faziam o transfer de Imperatriz para Carolina.
Depois de recebermos e aprovarmos os orçamentos, fizemos na internet uma cotação do voo para Imperatriz/MA.
Os preços estavam bons, mas todos partindo de Guarulhos/SP. Não queríamos ter esse deslocamento, morando quase ao lado de Viracopos em Campinas/SP (além do “trampo” que é chegar até lá.
Já era início de agosto e ligamos na agência aqui da cidade, onde normalmente compramos nossas passagens, para contratar o voo com eles, e os preços tinham subido bastante, quase o dobro.
Depois de quase um dia inteiro estudando algumas alternativas mais baratas (quase todas por Guarulhos), a agência conseguiu para nós um preço igual ao cotado em julho, e ainda saindo e voltando por Viracopos.
O problema eram os horários: na ida, chegada à Imperatriz às 1:55h da madrugada. E a volta, com o voo saindo de lá mais ou menos nesse horário também.
Perguntei na agência de Carolina, que estava como primeira da lista, se eles fariam o transfer nesse horário, e como a resposta foi positiva, fechamos o voo.
Fechamos também a contratação dos passeios com a Panorama Adventure, incluindo hospedagem. Refeições a parte. Entre os locais que visitaríamos, está o Poço Azul, Cachoeira de São Romão, Portal da Chapada, Morro do Chapéu etc.
A agência de nossa cidade também cotou a hospedagem, mas a única opção era numa pousada bem recomendada, porém um pouco distante do centrinho da cidade.
Os 222 km de Imperatriz até Carolina são percorridos em 3h15, conforme o GPS. Chegaríamos no hotel quase 4h da manhã, e às 7h30 já sairíamos para o primeiro dia de passeio.
Por conta desse horário maluco dos voos, mais especificamente o horário da volta, foi preciso contratar o pacote com um dia a mais de passeios (6 ao invés de 5), e teríamos algumas diárias de hotel quebradas (meias diárias).
A agência fez a reserva na Rocha’s Pousada, e conseguiu um desconto nas diárias quebradas.
Para a ida e volta do aeroporto de Viracopos, fizemos contato com um motorista de aplicativo indicado por um amigo, mas ele estava começando em um outro trabalho e não sabia se teria disponibilidade (trabalharia em turnos). Ficou de confirmar dentro de um ou dois dias, mas não o fez.
Imaginando que ele não nos retornaria, cotamos o estacionamento do próprio aeroporto, e o preço ficou mais ou menos o valor que imaginamos que o motorista cobraria, então reservamos.
Agora bastava apenas aguardar o dia da viagem.