City Tour em Palmas e o retorno

Férias 2023 no Jalapão.

Dias 19 e 20/05 – Praça dos Girassóis e retorno

Terminados nossos passeios pelo Jalapão, por questões logísticas, ficamos uma noite em Palmas, e escolhemos o hotel Ibis Styles através do Booking para nos hospedarmos. Na primeira postagem da série Férias 2023 você encontra o planejamento da viagem.

Após deixarmos nossas coisas no quarto, decidimos dar uma volta pela cidade, fazendo um mini city-tour, e também para encontrar um mercado para comprar algumas coisas, especialmente água.

Quando disserem que Palmas é muito quente, acreditem! É quente mesmo. Mal saímos para caminhar e já queríamos voltar.

Nossa primeira (e única) parada foi na Praça dos Girassóis, considerada a maior praça da América Latina. Pelo Google Maps na visão satélite a visão da Praça é bem legal e é possível observar as gravuras no piso.

Praça dos Girassóis, em Palmas/TO

Na Praça dos Girassóis está localizado o Palácio Araguaia, sede do governo, e muitos outros prédios da administração pública.

Uma estrutura de eventos estava sendo montada (ou desmontada) ali na Praça, “atrapalhando” a fotografia de alguns pontos turísticos como o Monumento à Bíblia, que fica no centro da Rosa dos Ventos desenhada no chão, marcando o centro geodésico do Brasil.

Logo na entrada da Praça dos Girassóis está o monumento Súplica dos Pioneiros, homenageando os primeiros moradores da cidade.

Monumento Súplica dos Pioneiros

Dona Patroa estava mais interessada em conhecer alguma sombra debaixo da copa das árvores.

Mais à frente está o Palácio Araguaia e próximo a ele, o Relógio de Sol.

Palácio Araguaia, sede do governo
Relógio de Sol
Marcação do Relógio de Sol no piso da Praça

Atrás do Palácio Araguaia (entrada sul) está o atrativo turístico da Praça dos Girassóis que consideramos o mais bonito: a Cascata da Praça dos Girassóis. É uma cascata e lago artificiais muito bem elaborados.

Banquinho logo na chegada à Cascata

Por fim, registramos o monumento 18 do Forte e o Memorial Coluna Prestes.

Monumento 18 do Forte
Memorial Coluna Prestes

Era pouco mais de 15h30 e o calor estava demais. Decidimos voltar ao hotel, passando em um mercado pelo caminho.

Quase chegando ao supermercado tivemos a grata visão de uma revoada de araras azuis, que pousaram no topo de uma árvore perto de onde estávamos.

Revoada de araras azuis

Faltou zoom para registrar com mais qualidade a beleza delas.

Arara Azul

De volta ao hotel, ficamos lá até o anoitecer, quando saímos para jantar. Fomos na D’Italia Pizzaria e Choperia, distante alguns metros de nossa hospedagem.

D'Italia Pizzaria e Choperia
D’Italia Pizzaria e Choperia

Pedimos uma pizza brotinho e dois Chopps bem gelados. O atendimento foi super-rápido.

Pizza brotinho na D'Italia Pizzaria e Choperia
Pizza brotinho na D’Italia Pizzaria e Choperia
Chopp na D'Italia Pizzaria e Choperia
Chopp na D’Italia Pizzaria e Choperia
Dia 20/05 – Voltando para casa.

A ideia era dormir até um pouco mais tarde, já que só iríamos ao aeroporto às 10h e o café da manhã do Ibis iria até às 11h.

Mas bem ao lado do hotel estava iniciando um evento chamado Bora de Bike, e ali era o ponto de entrega dos kits dos ciclistas.

Bem cedo, às 7h, o som do evento foi ligado e uma mulher começou a falar ao microfone.

Amanhecer em Palmas - Tocantins
Amanhecer em Palmas – Tocantins
Evento de ciclistas ao lado do hotel

Tomamos nosso café da manhã e, de malas prontas, fomos ao aeroporto via transporte por aplicativo.

O motorista que nos levou até ao aeroporto disse que quase ninguém pega corrida para lá, pois não há voos que chegam junto aos voos que partem. Disse ainda que o app não mostrou que o destino era o aeroporto, senão ele teria recusado.

Conversa fiada que se confirmou quase na chegada ao nosso destino, quando ele pediu um valor extra para “cobrir a volta”. E também quando vimos no painel de desembarque que dois voos estariam chegando à Palmas naquele horário, com intervalo de meia hora.

Aeroporto de Palmas
Olha aí os voos chegando...
Olha aí os voos chegando…

Cada companhia aérea tem sua logística de embarque, que varia conforme o aeroporto. E a logística da LATAM ao nosso ver, era bem confusa.

O embarque foi feito por grupos de 1 a 5. Dona Patroa e eu estávamos em poltronas lado a lado, mas ela era do grupo 4 e eu do grupo 5.

O grupo 4 entrou na aeronave primeiro, pela porta dianteira. Pouco tempo depois o grupo 5 foi direcionado para entrar pela porta traseira. Por fim, cheguei primeiro em nossas poltronas.

Petisco servido durante o voo

Já no Aeroporto de Guarulhos, pedimos um carro pelo app para chegarmos até o Terminal Rodoviário do Tietê. Lá, “almoçamos” um lanche e seguimos de ônibus até nossa cidade, fechando mais uma viagem de férias.