Férias 2023 no Jalapão.
Dias 19 e 20/05 – Praça dos Girassóis e retorno
Terminados nossos passeios pelo Jalapão, por questões logísticas, ficamos uma noite em Palmas, e escolhemos o hotel Ibis Styles através do Booking para nos hospedarmos. Na primeira postagem da série Férias 2023 você encontra o planejamento da viagem.
Após deixarmos nossas coisas no quarto, decidimos dar uma volta pela cidade, fazendo um mini city-tour, e também para encontrar um mercado para comprar algumas coisas, especialmente água.
Quando disserem que Palmas é muito quente, acreditem! É quente mesmo. Mal saímos para caminhar e já queríamos voltar.
Nossa primeira (e única) parada foi na Praça dos Girassóis, considerada a maior praça da América Latina. Pelo Google Maps na visão satélite a visão da Praça é bem legal e é possível observar as gravuras no piso.
Na Praça dos Girassóis está localizado o Palácio Araguaia, sede do governo, e muitos outros prédios da administração pública.
Uma estrutura de eventos estava sendo montada (ou desmontada) ali na Praça, “atrapalhando” a fotografia de alguns pontos turísticos como o Monumento à Bíblia, que fica no centro da Rosa dos Ventos desenhada no chão, marcando o centro geodésico do Brasil.
Logo na entrada da Praça dos Girassóis está o monumento Súplica dos Pioneiros, homenageando os primeiros moradores da cidade.
Dona Patroa estava mais interessada em conhecer alguma sombra debaixo da copa das árvores.
Mais à frente está o Palácio Araguaia e próximo a ele, o Relógio de Sol.
Atrás do Palácio Araguaia (entrada sul) está o atrativo turístico da Praça dos Girassóis que consideramos o mais bonito: a Cascata da Praça dos Girassóis. É uma cascata e lago artificiais muito bem elaborados.
Por fim, registramos o monumento 18 do Forte e o Memorial Coluna Prestes.
Era pouco mais de 15h30 e o calor estava demais. Decidimos voltar ao hotel, passando em um mercado pelo caminho.
Quase chegando ao supermercado tivemos a grata visão de uma revoada de araras azuis, que pousaram no topo de uma árvore perto de onde estávamos.
Faltou zoom para registrar com mais qualidade a beleza delas.
De volta ao hotel, ficamos lá até o anoitecer, quando saímos para jantar. Fomos na D’Italia Pizzaria e Choperia, distante alguns metros de nossa hospedagem.
Pedimos uma pizza brotinho e dois Chopps bem gelados. O atendimento foi super-rápido.
Dia 20/05 – Voltando para casa.
A ideia era dormir até um pouco mais tarde, já que só iríamos ao aeroporto às 10h e o café da manhã do Ibis iria até às 11h.
Mas bem ao lado do hotel estava iniciando um evento chamado Bora de Bike, e ali era o ponto de entrega dos kits dos ciclistas.
Bem cedo, às 7h, o som do evento foi ligado e uma mulher começou a falar ao microfone.
Tomamos nosso café da manhã e, de malas prontas, fomos ao aeroporto via transporte por aplicativo.
O motorista que nos levou até ao aeroporto disse que quase ninguém pega corrida para lá, pois não há voos que chegam junto aos voos que partem. Disse ainda que o app não mostrou que o destino era o aeroporto, senão ele teria recusado.
Conversa fiada que se confirmou quase na chegada ao nosso destino, quando ele pediu um valor extra para “cobrir a volta”. E também quando vimos no painel de desembarque que dois voos estariam chegando à Palmas naquele horário, com intervalo de meia hora.
Cada companhia aérea tem sua logística de embarque, que varia conforme o aeroporto. E a logística da LATAM ao nosso ver, era bem confusa.
O embarque foi feito por grupos de 1 a 5. Dona Patroa e eu estávamos em poltronas lado a lado, mas ela era do grupo 4 e eu do grupo 5.
O grupo 4 entrou na aeronave primeiro, pela porta dianteira. Pouco tempo depois o grupo 5 foi direcionado para entrar pela porta traseira. Por fim, cheguei primeiro em nossas poltronas.
Já no Aeroporto de Guarulhos, pedimos um carro pelo app para chegarmos até o Terminal Rodoviário do Tietê. Lá, “almoçamos” um lanche e seguimos de ônibus até nossa cidade, fechando mais uma viagem de férias.