Documento obrigatório em viagens para a África.
Olá pessoal.
Terminamos o post anterior falando sobre a necessidade do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia Contra a Febre Amarela (CIVP) para quem pretende viajar para a África do Sul ou Austrália. Sem esse certificado você não consegue embarcar, pois o mesmo é solicitado no check in aqui no Brasil.
Se por algum acaso você conseguir embarcar, será barrado no controle de passaportes no país de destino, pois o certificado também é solicitado por lá.
Para emissão do certificado, o primeiro passo é fazer seu pré-cadastro o site da Anvisa. O site é meio chato de preencher, com alguns erros de desenvolvimento. O importante é cadastrar o seu roteiro, indicando os países que serão visitados. Depois você deve se dirigir até algum dos Centros de Orientação de Viajantes que emitem o Certificado.
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas/SP, mais próximo de nossa residência, não está mais emitindo o CIVP. O município de Campinas possui Centros de Orientação e postos credenciados para a emissão do CIVP, porém, apenas para residentes na cidade. Indaiatuba/SP também emite o CIVP, mas o certificado só é emitido para residentes na cidade e para quem tomar a vacina no mesmo local. E não é emitido no mesmo dia. As informações no site da Anvisa diferem das informações obtidas quando se telefona para o local.
Dona patroa perdeu algumas horas de trabalho e fez tudo em Indaiatuba mesmo, em dois dias. Para mim, foi mais prático providenciar o CIVP no Hospital Dr. Emílio Ribas, em São Paulo. Tomei a vacina e já saí com o certificado, válido por dez anos.
Dica: na hora de indicar um documento para constar no CIVP, informe seu RG ou CPF. Se informar seu passaporte, com certeza ele vencerá antes do CIVP, e seu certificado ficará com um número de documento inválido.
A validade do CIVP inicia-se sete dias após tomar a vacina. Logo, não deixe para a última hora.
Se sua vacina contra a febre amarela ainda está na validade, basta comparecer no Centro de Orientação munido do Cartão Nacional de Vacinação preenchido corretamente com a data da administração da vacina, lote da vacina, assinatura do profissional que realizou e identificação da unidade de saúde.
Informações detalhadas sobre o CIVP podem ser obtidas no site da Anvisa.
moro em Rio Claro SP e vou viajar dia 08 /10/2017 e preciso ter o cartão de vacinação internacional pois irei para Cancun no México …como faço …não estou conseguindo acessar o site do aeroporto de Viracopos em Campinas sp que é o mais próximo da cidade que moro
Estou com vigem marcada para o dia 08/10/2017 para Cancun no México e preciso tirar o cartão de vacinação internacional . Só que não estou conseguindo acessar o site da Anvisa do Aeroporto Viracopos de Campinas SP que é o mais próximo de minha cidade . O que fazer ?
Ola Francisca.
Conforme informação no site do Aeroporto de Viracopos (http://www.viracopos.com/o-aeroporto/servicos/), a emissão do CIVP no aeroporto está temporariamente suspensa.
Verifique no site da Anvisa (http://portal.anvisa.gov.br/centros-de-orientacao-do-viajante) o local mais próximo de sua cidade, que emita o CIVP.
O passo-a-passo da Anvisa para a emissão você pode conferir nesse link: http://portal.anvisa.gov.br/certificado-internacional-de-vacinacao-ou-profilaxia
Por favor tomei a vacina para febre amarela entre abril e maio de 2017 no entanto perdi a carteirinha e o posto alega que não tem como localizar pois tem muito trabalho a quem devo me dirigir para resolver essa questão ?
querida Tânia; não aceite a resposta do posto por ¨falta de tempo¨em localizar sua ficha no arquivo. qualquer problema, dirija-se à delegacia de polícia ou promotor, simples assim.
10 de Outubro de 2017 @21:42
Por favor tomei a vacina para febre amarela em 2008 ainda não venceu; estou com viagem marcada
para novembro, vou embarcar em Barcelona num cruzeiro de travessia para o Brasil, ANVISA, não emite o certificado CIVP, para Espanha, só que o navio solicita como documento de embarque, o que fazer?
Tenho 73 anos. Tenho cartão internacional de vacinação. Vencido, uma vez que tomei a vacina em 2016. É preciso tomar outra vez ou basta meia dose em caso de viagem ? Obrigado.
Oi Luiz.
Obrigado pela visita ao blog.
A vacina contra a febre amarela tem validade de 10 anos. Se você a tomou em 2016, ainda está válida.
A recomendação é que sejam tomadas duas doses para imunização total, sendo a primeira aos nove meses e a segunda aos quatro anos de idade.
Para quem não tomou quando criança, a orientação é de uma dose da vacina e outra de reforço, dez anos depois da primeira.
A vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. Em situações de emergência epidemiológica, vigência de surtos, epidemias ou viagem, o médico deverá avaliar o benefício e o risco da vacinação para estes grupos. – Fonte: http://www.melhoresdestinos.com.br/febre-amarela-turismo-vacina.html
Boa tarde, meu nome é Meireluz de Marco da Silveira já tomei a vacina em 2016 porém ainda não tenho o certificado Internacional e como vou viagem em abril para Cancum e estão exigindo gostaria de saber como posso providenciar este certificado.
Moro em Mogi Mirim e o local mais perto que a Anvisa nos indica no site é em Campinas, porém na clinica autorizada fui informada que só fazem o certificado se a vacina for tomada la na clinica.
Nos outros locais como prefeitura de Campinas e Indaiatuba só fornecem para quem reside na cidade.
Gostaria de saber onde posso ir para adquirir este certificado.
Agradeco a atenção
Boa tarde Meireluz.
Obrigado pela visita ao site.
Veja se as informações presentes no seguinte link (site da Anvisa) podem ajudar na sua dúvida:
http://portal.anvisa.gov.br/certificado-internacional-de-vacinacao-ou-profilaxia
Ali diz que levando o cartão de vacinação com as devidas informações sobre a vacina (data de administração, fabricante e lote da vacina, assinatura do profissional que realizou a aplicação e identificação da unidade de saúde onde ocorreu a aplicação da vacina) você consegue emitir o certificado.
Nesse outro link tem os endereços dos Centros de Orientação ao Viajante, para a emissão do certificado:
http://portal.anvisa.gov.br/centros-de-orientacao-do-viajante#S%C3%A3o Paulo
Sou imnodeprimido e pretendo viajar para o Egito.a declaração de meu m3dico dizendo que náo posso tomar a vacina é suficiente para embarcar e para a imigração de la?
Bom dia José Nunes.
Obrigado pela visita ao blog.
Com relação ao seu caso, sugiro consultar o Consulado do Egito.
Boa noite, sou do estado de SP e meu rg é do estado de SP, tomei a vacina no estado de SP, posso emitir o civp em outro estado ?? EXEMPLO: no Paraná
Olá Leandro.
Obrigado pela visita ao blog.
Acreditamos que sim, visto que na página da Anvisa informa ser necessário apenas apresentar um documento de identificação com foto.
http://portal.anvisa.gov.br/certificado-internacional-de-vacinacao-ou-profilaxia
Boa tarde! Estou com dúvida, sobre minha carteirinha, eu já tomei todas as 3 doses da febre amarela! Mas vou viajar a trabalho e minha carteirinha vence dia 30 de agosto de 2019 eu preciso tomar a vacina? Mesmo eu tendo já as 3 doses da vacina??