Feriado de Independência em Carrancas/2023.
Dia 08/09 – tarde.
Deixando o restaurante da Cachoeira Esmeralda, pegamos a estrada de volta para Carrancas e entramos na bifurcação que leva até o Complexo da Fumaça. Para quem vem da cidade, ela fica distante 5,8km, na mesma estrada que leva para o complexo Vargem Grande.
Coordenadas: -21.471194682388656, -44.679550101870376
Ali no Complexo da Fumaça existem outras cachoeiras. A Cachoeira Véu da Noiva é fácil ser avistada do estacionamento, mas acreditamos que seja necessário um guia para chegar até ela.
A Cachoeira da Fumaça, que dá nome ao complexo, é o cartão postal da cidade de Carrancas. Imponente, possui 15 metros de altura.
A Cachoeira da Fumaça é a única cachoeira de Carrancas que fica em espaço público, e desde 2015 ela está interditada para banho, nado, e demais atividades no local, por motivo de alto índice de afogamentos e evitar a poluição da água.
Após a Cachoeira da Fumaça, no curso do rio, existem alguns pequenos poços que não sabemos se também estão interditados ou não.
Quando voltamos ao estacionamento, percebemos uma estradinha no meio do descampado, e seguimos por ela para ver aonde chegaríamos.
Após alguns metros vimos o rio que vem da Cachoeira da Fumaça, e um pessoal do outro lado da margem. Resolvemos segui-los.
Atravessamos o rio num ponto onde estava mais raso e continuamos pela trilha até a chamada Cachoeira do Lago Grande.
Logo ao lado dela fica a Cachoeira do Escorrego Grande.
Subindo pela lateral da cachoeira e atravessando o rio novamente, continuamos trilhando passando por mais uma cachoeira quase oculta pela vegetação, a Cachoeira Escondida.
Por fim, alcançamos a última cachoeira, a Cachoeira da Serrinha, onde havia um pessoal curtindo o local.
Coordenadas: -21.47048441418552, -44.68666217004063
Ficamos um tempo lá e depois fizemos a trilha de volta até o estacionamento, mas não sem parar para ver de perto a Cachoeira Escondida.
Depois, voltamos direto para a Pousada dos Contos de Carrancas.
Saímos para jantar e rodamos por alguns restaurantes, conferindo as opções de cardápio e os preços. Aproveitamos para fotografar a igreja da cidade (não mudou nada desde 2000) e o letreiro “Eu Amo Carrancas”.
Para o jantar, escolhemos o Restaurante Adobe.
A pedida foi lombo grelhado com fritas, acompanhado de salada e torradas com patês.
A faixa de preço estava entre R$ 70 (uma pessoa) e R$ 150 (prato para dois) – ref. Set/23. Exceto os pratos com trutas, que possuíam valores mais elevados.
Na parede, um mapa com todo o caminho da Estrada Real.
Procurando hospedagem em Carrancas/MG? Informe as datas desejadas e faça sua pesquisa.
Prefere se hospedar em um Hostel? Clique abaixo e faça sua busca.
Não tem como chegar até Carrancas/MG? Já pensou em alugar um carro?