Pular para o conteúdo

Dicas para arrumar as malas

A Claudia, uma leitora do blog, pediu algumas informações sobre malas, roupas e etc.

Então vamos lá.

Em nossa primeira viagem para a Europa, onde ficamos 15 dias na Itália (outono), levamos apenas uma mala grande e uma mochila. Foi terrível!! rsrs. Todo o peso concentrado em apenas uma mala.

Para entrar e sair dos trens ficou complicado. Já na viagem para a Europa no ano passado (outono), levamos duas malas de tamanho médio, distribuindo os pertences entre elas para equiparar o peso.

Quando fomos ao Chile (primavera), levamos apenas uma mala média bem cheia e duas mochilas de usar nas costas.

Em resumo: tudo depende do local a ser visitado e da época do ano.

E como tratar a roupa suja?

Dependendo o estilo de hotel que você reservar, pode haver lavanderia. Ou não. Sugiro localizar algumas lavanderias nos arredores de onde você estará hospedado. O Google ajudará você nessa busca.

Roupas íntimas e meias, você lava no chuveiro mesmo.

As roupas de sair, do dia-a-dia, se você não for meio desastrado que nem eu (lembram que derrubei macarrão quando jantava no avião?) elas não ficarão sujas a ponto de precisar lavar com frequência. O problema será apenas a sua transpiração, que se resolve facilmente usando uma camiseta por baixo. Uma segunda pele segura legal a transpiração, é fácil de lavar (inclusive no chuveiro) e seca super rápido.

Considere levar mais camisetas e uma ou duas segunda pele. Não se preocupe em repetir roupas, senão você precisará de muitas malas.

Mas isso também depende do clima de onde você estiver. Se fizer muito calor, você não vai aguentar passar os dias com uma camiseta por baixo.

Não esqueça de levar alguns sacos plásticos para colocar a roupa suja que você não deu uma lavadinha, para não misturar com as demais peças limpas dentro de sua mala.

Leve somente os calçados que sabe que serão usados, e que combinem com todas as suas roupas. Sapato, tênis, sandália, chinelo, bota…. usará mesmo tudo isso?

Sapato eu não levo mais. Só se eu tiver a certeza de que irei em algum evento onde o tênis não cairá bem.
Vá e volte usando seu calçado mais pesado, evitando sobrepeso na mala. As vezes um par de botas faz você pagar a taxa de excesso de bagagem.

Repetindo: o que define mesmo que roupas e quais quantidades levar é o clima do local a ser visitado.

O site do Weather Channel informa, além da previsão do tempo, a média histórica de temperatura. Consulte na programação de sua viagem.

Bom, acho que é isso.

3 comentários em “Dicas para arrumar as malas”

  1. Claudia,

    confesso que não estou acostumada a este meio de comunicação muito embora entenda que seja a ferramenta mais específica para se tratar de temas também especificos. Bem, vamos logo ao que interessa… a partir de julho, eu e minha filha queremos “europear” tipo mochileiras mesmo, e gostaria de saber por onde começar aqui no Brasil, tipo seguros, passagens dos trens, guias para definir itinerários, guias para ver albergues, documentação necessária e principalmente, por onde começar a viagem, sendo que os ingleses não pretendemos visitá-los desta vez. Podes me enviar os sites que farei as pesquisas.
    Obrigada por enquanto.
    Um grande abraço,
    Clarice

    1. Oi Clarice.
      Obrigado pela visita ao blog.
      Antes de responder seus questionamentos, informo que a Claudia é, assim como você, uma leitora do blog.

      Bom, se você vai “europear” com sua filha, recomendo primeiramente planejar os locais que prentendem visitar. O livro “O viajante independente na Europa” (http://oviajante.uol.com.br/index.php?pag=6&id=2&subid=1) pode lhe ajudar e muito.

      A contratação de seguros eu sempre faço com a Mondial Travel (https://www.mondialtravel.com.br).
      Hospedagem você pode utilizar o site do Booking (http://www.booking.com) ou Hostel World (http://www.brazilian.hostelworld.com).

      Sobre o transporte, depende muito o seu itinerário.
      Documentação é básica: passaporte válido.

      Se você já tiver uma idéia de roteiro, mande pra gente dar uma olhada. Fica mais fácil ajudar.

      Um abraço
      Turismo Independente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!