Terça-feira, 17/03/2020 – Férias na Argentina.
O passeio do dia foi o segundo e último de nossa estadia abreviada em El Calafate, e começaria às 11h da manhã.
Então, após tomarmos o café da manhã, ficamos no quarto até por volta de 10:40h, quando descemos para a recepção do hotel para aguardar nosso transporte.
Perto das onze, a guia Florencia chegou na recepção e nos direcionou ao jipe 4×4 que nos levaria ao passeio do dia: Nativo Experience: Lagos y Cavernas.
Antes de seguirmos caminho para a Estância 25 de Mayo, passamos em três hotéis para agregar mais 4 pessoas ao grupo (dois argentinos e um casal do Canadá).
No caminho a guia Florencia nos contou um pouco sobre a Província de Santa Cruz, que é 90% árida, com 10% de floresta presente no meio das montanhas. Essa foi nossa primeira observação ao pousarmos na cidade. Isso porque o vento úmido que vem do Sul estaciona no Chile (ocasionando chuvas), e nos Andes (virando neve e gelo).
Em nosso 4×4 seguimos por uma estradinha de terra até a Reserva Natural Estância 25 de Mayo, fazendo a primeira parada no topo das falésias que se erguem ao lado do Lago Argentino, de onde podemos observar sua água azulada, os arredores e a Cordilheira dos Andes.
O Lago Argentino possui 1548 metros quadrados, e sua profundidade pode chegar a até 380 metros. No verão a temperatura média da água é de 22°C.
Depois descemos até a margem do lago, onde adentramos na zona arqueológica da Estância para visitar as cavernas e apreciar a arte rupestre (originais e reproduções) deixadas pela cultura Tehuelche, primeiros exploradores da região há milhares de anos.
É possível fazer o passeio Nativos Experience – Lagos y Cavernas na Estância sem contratação de agência, fazendo uso do áudio-guia oferecido no local.
Vimos pinturas rupestres de mais de 4mil anos, algumas vandalizadas de quando não havia proteção da Reserva (até 2005). Algumas das pinturas, fora da área delimitada por cordas, são reproduções das pinturas originais, e algumas também foram vandalizadas.
Após caminharmos pela área das pinturas, seguimos para uma gruta onde nosso almoço estava sendo preparado.
O menu era: sopa de cebola e abóbora, guisado de cordeiro com cenoura, ervilha e batata. Para beber, água, suco de laranja e vinho.
Doce de leite de sobremesa.
Ao todo o passeio tem duração de aproximadamente4 horas, e pode ser feito ao final do dia, com jantar na gruta.
De volta ao hotel, aproveitamos a parte da tarde para organizarmos os rascunhos do blog, as fotos e, sem muito o que fazer, cochilamos um pouco.
Às 20:15h resolvemos sair para jantar e, na recepção do hotel, tivemos a informação de que por conta de um caso positivo de Sars-Cov-2 em El Calafate, o governo municipal decretou o fechamento de todo o comércio da cidade.
Não havia nenhum bar, restaurante ou lanchonete abertos. Inclusive o hotel estava com a porta trancada.
O rapaz da recepção informou que apenas supermercados e farmácias estavam abertos. E que poderíamos comprar algumas coisas no mercado e utilizarmos a área do café da manhã para comermos.
Bom, então fomos às compras.
Chegamos ao mercado La Anónima e havia um controle de quantidade de pessoas permitidas a entrar no local ao mesmo tempo, e uma fila com aproximadamente 40 pessoas esperando sua vez.
As pessoas na fila diziam que pelo menos até o meio-dia do dia seguinte tudo permaneceria fechado.
O rapaz que fazia o controle da entrada disse que no dia seguinte o mercado abriria normalmente. Aguardamos 25 minutos na fila até conseguirmos entrar.
Compramos algumas bolachas, pães e sucos para nosso jantar.
Já no quarto do hotel, vimos na TV que os voos internos na Argentina estavam suspensos do dia 20/03/20 até 25/03/20, assim como todos os trens de grande distância. O país estava entrando em quarentena.
Com o prazo para check-in liberado no site da Aerolíneas, tentamos fazer nossa confirmação, mas não foi possível. Surgiu a mensagem de que a reserva havia sido encontrada que mas havia algum problema, e que deveríamos procurar um escritório da empresa.
A questão era: estaria aberto? Descobriríamos no dia seguinte.
Ainda no site da Aerolíneas verificamos sobre o transfer gratuito entre os aeroportos de Buenos Aires, e uma mensagem dizia que o serviço só estaria disponível até dia 18/03/20, e chegaríamos em Buenos Aires na madrugada do dia 19/03.
Agora, era aguardar para ver como seria nosso retorno antecipado para casa.
Procurando hospedagem em El Calafate? Informe as datas desejadas e faça sua pesquisa.