Férias 2011: Embarcando para a Europa

Dia 08/08/2011 – Embarque

Todos os textos foram digitados durante a viagem. Quando sobrava um tempinho (e disposição), a gente pegava o netbook e começava a digitar. Então os tempos verbais podem estar meio confusos: hora escrevendo no passado, hora no presente etc.

Ainda bem que optamos sair bem cedo de Campinas. Pegamos o ônibus das 10h15min, chegando no aeroporto por volta de 12h20min. Nosso voo era só às 16h15min. Deu tempo de fazer tudo sem correria.

Na hora de retirar o papel moeda na loja Confidence do aeroporto de Guarulhos, como era uma reserva (pagamento antecipado), nós tivemos que ir até a loja do Terminal 2 (eu estava na loja do Terminal 1). Pense comigo: se fiz a reserva, era com a intenção de agilizar, ganhar tempo. Ninguém me avisou com antecedência em qual loja eu deveria fazer a retirada.

Tive que ficar na fila da loja do Terminal 1 para descobrir isso, para depois ir até o Terminal 2 retirar o dinheiro. Na loja do Terminal 1 só se eu fosse fazer o pagamento e retirada na hora.

Segue um link com o mapa do aeroporto de Guarulhos (Cumbica) em São Paulo.

Na hora de almoçar, vimos que no Restaurante Viena dentro do aeroporto o self-service custava R$ 49,80 o kilo. Fomos até o McDonalds e um MacMenu custava R$ 18,00. Dois menus custariam R$ 36,00. Optamos pelo Viena mesmo, e a soma de nossos pratos, com uma refeição bem mais saudável, ficou os mesmos R$ 36,00.

Ficamos zanzando um pouco pelo terminal e fomos para a área de embarque. Logo após o controle de passaportes já tem o Free Shop. Olhamos uns perfumes e fomos para a sala de embarque, mas não sem antes a dona formiga, digo, dona patroa, comprar um saquinho de chocolates Kit-Kat.

Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos/SP.

O vôo saiu atrasado, coisa de 35 minutos. Avião lotado. Localizamos nossas poltronas, afivelamos os cintos e tiramos os calçados. Que alívio.

Assim como em nossa viagem ao Chile, o pessoal de bordo passou pelos corredores com uns aerosóis para desinfetar o avião. Aposto que na volta ao Brasil não terá nada disso.

Logo serviram uns snacks (torradinhas) e bebida. Não demorou muito serviram a “repas” (refeição). As opções eram “Fricassée de poulet à la creme et moutarde, riz aux grains de maïs ou Raviolis au fromage sauce tomate au basilic”, acompanhados de uma “Salade niçoise” e “Fromage, Friandise, Gâteau au citron, café et thé”.

Não entendeu nada? Segue o menu com a tradução.

Menu da Air France. Clique para ampliar

Dona patroa pediu um fricassée e eu pedi um ravióli, acompanhados de “Vin Rouge” (vinho tinto). Muito bom.

Logo depois coloquei um filminho para assistir. As opções são diversas, desde filmes antigos, como o primeiro Duro de Matar, ou Quero ser Grande (aquele com o Tom Hanks), como alguns mais atuais, por exemplo Besouro Verde, Tron o Legado e Desconhecido. Os filmes não possuem legenda.

Alguns poucos possuem áudio em Português, mas no geral é Francês, Inglês e Espanhol. Assisti o filme Desconhecido por ser áudio em Português.