Passeios pelos parques e reservas da cidade.
Desde o mês de janeiro nós tínhamos a ideia de nos aventurarmos em São Miguel Arcanjo. Encontrei por acaso uma divulgação de passeios no Facebook da agência Muriqui Ecoturismo e solicitei orçamentos para o Carnaval, mas na ocasião acabamos optando pelo PETAR, por ser um local mais distante e requerer mais dias livres para o passeio. Então deixamos São Miguel Arcanjo para os três dias de feriado de Páscoa.
A cidade tem seus atrativos concentrados no Parque Estadual Carlos Botelho, no Parque da Onça Parda e no Parque do Zizo, além do turismo rural (de época) com a colheita de frutas, principalmente a uva, pois a cidade é a “capital da uva Itália”.
O Parque Estadual Carlos Botelho faz divisa com o Parque Intervales, que conhecemos em 2013.
Os passeios foram cotados e contratados junto à agência Muriqui, a única encontrada na internet. A hospedagem foi fechada com a Pousada Villa da Mata. Chegamos a solicitar orçamentos para outros hotéis/pousadas, mas nem obtivemos retorno. Nem por Facebook, nada. A Villa da Mata demorou bastante para responder, mas pelo menos respondeu.
Tanto a agência como o hotel solicitou o depósito de 50% do valor total para garantir a reserva.
Para consultar as opções de hospedagem na cidade você pode visitar esta página aqui.
Partimos para São Miguel Arcanjo na noite de quinta-feira, 02 de abril. Tanto o GPS quanto o Google indicaram duas horas de viagem. Por ser véspera de feriado eu imaginei que pegaríamos trânsito na Rod. Raposo Tavares, próximo de Sorocaba, mas o trânsito mesmo estava na rodovia que liga Sorocaba até São Miguel Arcanjo, devido a obras no local. No total a viagem durou duas horas e meia.
A pousada deve possuir uma dúzia de quartos no prédio principal, todos no andar térreo. Há um prédio na esquina bem em frente que também pertence à pousada e tem mais quartos. Ao lado da recepção fica o bar e a área do café da manhã.
O quarto é bem simples, sem frigobar e conta com TV que pega dois ou três canais.
Depois de nos instalarmos na pousada, descemos até uma padaria que tem na rua atrás da pousada para comer um lanche. Pedimos dois mistos-quentes, que vieram hiper-recheados de presunto e queijo, e um suco de laranja para fechar nossa quinta-feira.
Nas próximas postagens vocês acompanharão como foi nosso passeio pela Trilha do Rio Taquaral, com direito a boia-cross; na Trilha da Cachoeira do Ribeirão Branco; na Trilha do Pau Oco e na Trilha da Cachoeira do Rio Ouro Fino; na Trilha da Canela e Trilha dos Fornos, finalizando com passeio por duas vinícolas.
Não percam!