Chapada Diamantina.
Apesar de apenas um integrante da família estar trabalhando na época, fizemos nossas economias para poder viajar nas férias, e o destino foi um local há tempos cobiçado: a Chapada Diamantina, na Bahia.
Algumas matérias em sites de revistas de turismo e até em blogs dizem que é possível conhecer diversos atrativos turísticos da Chapada Diamantina sem gastar com agências/guias.
Agindo assim, além de não ajudar a fomentar o turismo local, corremos riscos desnecessários se embrenhando em locais desconhecidos, além de perder o conteúdo histórico e curiosidades passado pelos guias. Para viagens urbanas, até dispensamos as agências. Mas para o ecoturismo, preferimos ter acompanhamento.
Por isso optamos por contratar uma agência local para realizarmos todos os passeios.
Depois de algumas pesquisas na internet, fechamos os passeios com a Chapada Adventure Daniel, bastante recomendada.
Visitamos o site, escolhemos os passeios e as dadas e contratamos tudo pela internet mesmo. O transfer de/para o aeroporto estava incluso, além de um city tour e jantar de boas-vindas na cidade.
Os passeios escolhidos foram:
- Cachoeira da Fumaça, no Vale do Capão;
- Cachoeira do Buracão, em Ibiocara;
- Poços, em Andaraí;
- Águas Claras, em Lençóis;
- Grutas, em Iraquara;
- Cachoeira do Mosquito com Poço do Diabo, em Lençóis.
Em um dos passeios, devido a distância de Lençóis, teríamos que pernoitar em outra cidade. Como fazer com a hospedagem em Lençóis? Até pensamos em quebrar nossa reserva em duas, pulando a noite em que estaríamos fora. Mas pensamos na questão da praticidade em manter o quarto mesmo pernoitando em outra cidade.
Separando as diárias, na noite anterior à viagem teríamos que fazer as malas para check out da manhã seguinte, e pedir para guardarem nossas malas num quartinho ao sairmos após o café.
Além do mais, a data do passeio poderia ser alterada por motivo alheio à nossa vontade, complicando nossa estratégia (e de fato alguns passeios foram alterados).
Na compra das passagens aéreas, algo curioso aconteceu. No site do Submarino Viagens, quando selecionávamos a compra de duas passagens, o preço unitário (sem taxas) ficava mais caro do que comprando somente uma passagem. O mesmo ocorria no site da Azul.
Então compramos uma passagem pelo site do Submarino Viagens, e a outra diretamente pelo site da Azul. No total, as passagens ficaram mais baratas do que comprando todas em apenas um dos sites.
Apenas a Azul voa para Lençóis, com escala em Salvador, às quartas e quintas, e sábados e domingos somente.
Nas próximas postagem contaremos como foi cada dia de passeio na Chapada Diamantina.
Procurando hospedagem em Lençóis/BA? Informe abaixo as datas desejadas e faça sua busca.