Olá pessoal.
A matéria abaixo saiu no site da Revista Veja, Edição 2139, de 18/11/09. Vale a pena conferir:
Há basicamente dois tipos de turista: o que gosta de planejar a viagem em cada detalhe e aquele que sabe apenas para onde quer ir, deixando o restante das preocupações por conta da agência de turismo, que define o roteiro, os voos, os traslados e até os passeios.
Anna Paula Buchalla
abuchalla@abril.com.br
Para os viajantes do primeiro grupo, que não se incomodam – e até se divertem – em ficar horas pesquisando roteiros, hospedagens, restaurantes, museus e lojas, há pelo menos três incentivos. Hoje, há sites especializados em ajudar o turista com comentários, melhores tarifas e avaliações sobre passeios e hospedagens. Com eles, tem-se ainda mais opções de hotéis e é possível descobrir passeios que nenhum city tour revela. Em segundo lugar, esse tipo de viagem dá mais liberdade para mudanças de rota e programação, o que é quase impossível quando se compra um pacote fechado. Por fim, o turismo por conta própria pode significar economia, desde que o planejamento seja feito com bastante antecedência. Quanto antes se adquirirem as passagens e se fizer a reserva dos hotéis, maior será a chance de garimpar os menores preços. Mas essa regra não costuma ser aplicada às viagens nacionais – os preços praticados pelas agências de turismo são imbatíveis. VEJA reuniu sugestões de sites e recomendações para ajudá-lo a programar suas próximas férias.
Transporte aéreo
Avaliação dos sites: além de ser possível pesquisar nos endereços eletrônicos das companhias áreas, podem-se comprar passagens em sites que fazem cotações em diversas empresas e disponibilizam as opções por preços. Na decolar.com e no submarinoviagens.com.br o cliente compra em real e pode pagar parceladamente utilizando o cartão de crédito nacional (bom para quem vai precisar de todo o limite do cartão internacional para as compras lá fora). Em inglês, o kayak.com oferece passagens de baixo custo no exterior.
Recomendação dos especialistas: os sites de venda on-line oferecem constantemente promoções-relâmpago, que vão de passagens mais baratas a hospedagem grátis no destino escolhido. Atenção: as conexões para a Ásia são confusas. Para conseguir, de fato, bons preços, é indispensável a assessoria de um profissional.
Os riscos que se corre: “Toda promoção vem aliada a uma restrição”, diz Alipio Camanzano, CEO da decolar.com. É bom se informar sobre multas e prazos para alteração, cancelamento e reembolso. Cuidado com as conexões: quando os bilhetes são de empresas diferentes ou não foram emitidos juntos, o prejuízo em caso de atraso ou cancelamento do primeiro voo, que resulte em perda do segundo, é do cliente.
Ingressos
Avaliação dos sites: praticamente todas as grandes atrações turísticas ao redor do mundo têm um site correspondente para a venda de bilhetes. Algumas delas só podem ser visitadas com a compra antecipada. Outras, disputadíssimas, têm a vantagem de oferecer ingressos com hora marcada – caso do firenzemusei.it, que garante ao viajante ver o Davi de Michelangelo, no museu Accademia, em Florença, na Itália, e do biglietteriamusei.vatican.va, para os museus do Vaticano e a Capela Sistina.
Recomendação dos especialistas: alguns sites realizam vendas casadas de ingressos para duas ou mais atrações, oferecendo desconto no preço final. É o caso do tickenet.fr (França) e do polomuseale.firenze.it (Itália).
Os riscos que se corre: preencher a agenda com muitos programas no mesmo dia pode tirar uma das melhores partes da viagem: sentar-se por algumas horas em uma praça, tomar um sorvete, caminhar sem destino.
Hotéis
Avaliação dos sites: o booking.com tem página em português, incluindo resenhas de brasileiros, além de fotos e informações sobre cancelamento e formas de pagamento. É possível cancelar a reserva com até 24 horas de antecedência sem nenhum custo. O hoteis.com tem site específico para o público brasileiro, com preços em reais e atendimento por telefone em português. Opção de hospedagem econômica para quem vai à Europa, o venere.com permite a busca de hotéis por bairro – com versões em inglês e espanhol. Já o hostelworld.com oferece diárias a partir de 4 euros em albergues, classificando-os de acordo com a opinião dos usuários.
Recomendação dos especialistas: fique alerta: em alguns sites é preciso pagar uma taxa antecipada ao fazer a reserva em um hotel. Mas eles são a minoria. Vale também conferir a tarifa no endereço eletrônico do próprio hotel – algumas promoções são oferecidas somente no site do estabelecimento.
Os riscos que se corre: “Quem visita muitos lugares em pouco tempo pode ver sua viagem transformada em uma projeção de slides da janela do ônibus”, diz Ricardo Freire, autor de 100 Dicas para Viajar Melhor. Ele sugere uma estada maior em cidades como Londres, Barcelona, Paris e Berlim e a inclusão de passeios do tipo bate-volta nos arredores .
Transporte Terrestre
Avaliação dos sites: o raileurope.com.br reúne, em português, bilhetes de trem de vários países da Europa e os envia pelo correio. As empresas de cada país também vendem passagens pela internet, como o voyages-sncf.com (França) e o trenitalia.it (Itália). Para quem pretende alugar um carro, é possível fazer a reserva pelos sites europcar.com (Europa) e carrentals.com (Estados Unidos).
Recomendação dos especialistas: muitas vezes as melhores promoções locais não aparecem no site do Raileurope, apenas nas páginas das operadoras nacionais. Algumas companhias exigem a apresentação do cartão de crédito utilizado na compra dos bilhetes no momento da reserva de assento, nas estações.
Os riscos que se corre: nas viagens de trem pela Europa é preciso reservar o assento nos trechos mais longos e nos mais concorridos, sob o risco de ter de descer antes do destino final. Alugar o carro sem fazer reserva pode deixar poucas opções de preços.
O ponto de partida
Os sites abaixo são a melhor forma de começar um planejamento, segundo os especialistas.
frommers.com
O que faz: um dos melhores guias de viagens, tem seu conteúdo em inglês. Depois de escolhido o destino, as informações são divididas por tópicos como hospedagem, restaurantes e circuitos que podem ser feitos a pé. Para quem ainda não escolheu o destino, o site traz sugestões de acordo com o perfil do usuário.
tripadvisor.com.br
O que faz: reúne mais de 30 milhões de comentários feitos por viajantes do mundo todo sobre hotéis, restaurantes e passeios. Tem classificação por índice de popularidade ou por preço e inclui fotos tiradas pelos usuários. Embora tenha opiniões deixadas por brasileiros, a maior parte do conteúdo é em inglês.
maps.google.com
O que faz: permite passear virtualmente por ruas de grandes cidades dos Estados Unidos e da Europa. Pode-se conhecer a vizinhança e a fachada de um hotel, por exemplo, como se se estivesse do outro lado da rua. Digitando-se dois endereços, o site indica o melhor caminho e a distância entre eles.
Sob medida
Alguns exemplos de guias de viagens voltados para turistas com interesses específicos
As Melhores Viagens de Carro – Califórnia
O estado americano é dividido em oito regiões neste guia feito só para quem quer conhecer de carro uma das mais belas paisagens dos Estados Unidos. Os itinerários trazem mapas detalhados, dados históricos e dicas de hotéis.
Preço: 44,90 reais
Viagens Ecológicas: Lugares Incríveis, Experiências Verdes
Guia de viagens para ecoturistas, sugere hospedagens ecológicas ao redor do mundo. São 100 hotéis com responsabilidade socio-ambiental, como uma pousada no México que empregou madeira sustentável e folhas de palmeira na construção das áreas comuns e utiliza energia solar em seus chalés. Dá sugestões de como reduzir os danos ambientais durante a viagem.
Preço: 59,90 reais
Viagens com seu Cão
São mais de 150 sugestões de hotéis e pousadas pelo Brasil que permitem a estada de cachorros, com informações detalhadas sobre os serviços específicos para os animais, como banho, tosa e veterinário nesses locais. Inclui ainda programas em que o cão é bem-vindo e cuidados relacionados ao transporte e à alimentação durante a viagem.
Preço: 15 reais
Bed in a Tree: And Other Amazing Hotels From Around The World
Lista 27 hospedagens exóticas espalhadas pelo mundo, para quem quer passar a noite em lugares inimagináveis. Entre as opções estão um hotel de gelo na Suécia, um avião na Nova Zelândia e a cama suspensa em uma árvore na África do Sul, que dá nome ao livro. Sugere programas igualmente incomuns nas redondezas de cada estabelecimento. Em inglês.
Preço: 40,90 reais
Himalaya by Bike: A Route and Planning Guide for Cyclists and Motor Cyclists
Guia feito especialmente para turistas que querem conhecer a região do Himalaia viajando sobre duas rodas. Traz roteiros para ciclistas e motociclistas com diferentes graus de dificuldade e duração – viagens de três semanas a seis meses. Em inglês.
Preço: 30 dólares (na Amazon)
Com reportagem de Daniela Macedo
Quando o agente cuida de tudo
As vantagens de comprar um pacote de uma agência de viagens vão além da comodidade. “O agente consegue boas opções porque tem acesso às propostas de todos os fornecedores”, diz Carlos Alberto Amorim Ferreira, presidente da Associação Brasileiras das Agências de Viagens. São oferecidos pacotes de três tipos
Pacote individual
O que é: inclui transporte aéreo e hospedagem. O roteiro é mais flexível, montado pelo cliente, que organiza os próprios passeios em uma ou mais cidades visitadas.
A quem se destina: a quem não gosta de viajar com grupos nem pretende ficar preso aos horários predeterminados dos programas organizados pela agência. Pode ser a opção mais econômica para as férias decididas na última hora, quando os hotéis se encontram lotados e o preço das passagens aéreas já está nas alturas.
Pacote em grupo
O que é: inclui transporte aéreo, hospedagem e traslado e, em alguns casos, city tour. Os roteiros são determinados pela agência, mas o turista pode decidir, já no destino, se quer participar ou não dos passeios programados para a turma.
A quem se destina: a viajantes que querem contar com a segurança de ser recepcionados no aeroporto por uma equipe da agência e ter a opção de escolher quais passeios vão fazer com o grupo
Excursão
O que é: inclui transporte aéreo, hospedagem com pensão completa, traslados e passeios. O viajante não tem nenhum trabalho a não ser fotografar.
A quem se destina: geralmente quem escolhe viajar com excursão quer ter um guia à disposição que lhe mostre os pontos turísticos, onde comer e fazer compras. Esse tipo de pacote também é recomendado para quem quer fazer novas amizades ou vai viajar para países exóticos, onde a comunicação pode se tornar um problema