20/06/2014: caminhada para ir; barco para voltar.
A Trilha Caminho da Costa, ou Trilha Caminho da Costa da Lagoa ao Canto dos Araçás, possui nível de dificuldade médio e o tempo estimado para sua conclusão é de 2 horas (diz a placa na entrada, mas levamos 3 horas e os blogs dizem 4 horas). Baseado nisto, iniciamos nossa caminhada bem cedo, pouco depois das 8h.
Para chegar ao início da Trilha da Costa da Lagoa:
A partir da Avenida das Rendeiras, atravessando a ponte em direção ao Centrinho, siga na rua à esquerda do mercado Superfloripa (Rua Rita Lourenço da Silveira). Ao final dessa rua o único caminho é virar à esquerda na Travessa Ângela Chaves, e depois à direita na Rua João Henrique Gonçalves.
Na rua João Henrique Gonçalves é possível chegar de carro até o início da trilha, mas nós não aconselhamos, pois a rua deixa de ter asfalto, passa a ter alguns buracos, e fica bem estreita.
A melhor opção é deixar o carro no estacionamento que tem em frente ao ponto final da linha de ônibus, e seguir a pé até o início da trilha.
Ali também fica a parada número 3 dos barcos que percorrem a costa da Lagoa da Conceição.
Durante todo o percurso da trilha existem marcos numerados que vão de 1 até 24, indicando a direção correta da trilha. Mas penso que não tem relação com as paradas dos barcos, pois depois da parada 7 vimos um marco com o número 5.
No início da trilha já tem uma escalaminhada bem leve por entre algumas rochas. Ao final da subida é possível dar uma espiada na Lagoa da Conceição. A trilha toda possui momentos de subida e descida, porém mais fáceis do que a escalaminhada inicial.
Não existe risco de ficar perdido, pois a trilha é bem demarcada e em toda a extensão ela possui residências onde podemos pedir informações.
Em alguns pontos da trilha existem placas indicando a direção e o número da parada dos barcos mais próxima.
Também existem placas indicando a existência de algumas construções históricas, como um antigo engenho da época colonial e a antiga casa da Dona Loquinha.
Da metade para o final da trilha existem algumas vilas de pescadores com lojinhas e muitos restaurantes nas margens da lagoa. Em algumas dessas vilas vimos construtores e reparadores de barcos.
A qualquer momento que você se sentir cansado e decidir voltar, basta seguir até a parada dos barcos mais próxima e aguardar a embarcação. O final da trilha é na parada 24, após aproximadamente três horas de caminhada.
Nós chegamos à parada 24 pouco depois do meio-dia, e ali esperamos uns dez minutos pelo barco que não aparecia. Impacientes com a demora do barco (“será mesmo que ele chega até aqui?” – indagamos), voltamos caminhando até a parada 19, onde tem uma vila de moradores para, pelo menos, pedirmos informações.
Pouco depois o barco chegou, e através dele, navegamos pela Lagoa da Conceição até a parada 3, onde deixamos o carro estacionado. O interessante é que vários moradores utilizam o barco para chegar à cidade. É realmente um ônibus marítimo.
O custo da passagem foi de R$ 7,50 por pessoa. Pagamos para o “motorista”, mas logo depois ele devolveu o dinheiro e disse para pagarmos para o rapaz que ficava lá na parada 3.
Nosso almoço foi no restaurante Maurílio II Lagoa, na Avenida das Rendeiras. Lugar legal, comida boa. Merecia até que estivéssemos mais bem vestidos, e não com a roupa de trilha. Mas a fome falava mais alto.
Na parte da tarde, agora sim de banho tomado, seguimos para o centro de Florianópolis com a ideia de conhecer alguns pontos turísticos, como o Mercado Público Municipal, a Casa da Câmara e Cadeia, a Catedral Metropolitana etc. Mas o trânsito estava uma loucura, e não existiam vagas para estacionamento nas ruas. Rodamos bastante procurando um lugar para estacionar e nada. Desistimos e voltamos para a região da Lagoa da Conceição.
Na rodovia Ademar Gonzaga (SC-040), que liga o Centro à Lagoa, tem um mirante bem legal de onde é possível ver a Lagoa da Conceição (coordenadas -27.600898, -48.481564). Tem também uma lojinha de souvenires. Fizemos uma breve parada para fotos.
Já no centrinho, terminamos o dia tomando sorvete na Gelateria Max enquanto assistíamos os minutos finais do jogo França x Suíça pela Copa do Mundo.
Procurando hospedagem em Florianópolis/SC? Informe as datas desejadas e faça sua pesquisa.
Floripa, como muito bem é definida, é um lugar mágico, De todos os cantos da Ilha, fantásticos, o que sempre me fascinou é a Lagoa da Conceição. Não há lugar melhor… Pelo menos para mim…
07-04-2017
Gostei demais dessa trilha! Não vi dificuldades maiores na travessia!Mas o que fascinou-me de fato foram os bares na encosta e ao lado da trilha! encantadores!
Muito bom e muito bem explicado seu blog! Parabéns!
Olá Joice.
Obrigado pela visita ao blog e pelo elogio.
Muito bem documentado
Olá Nelson.
Obrigado pela visita ao blog e pelo elogio.
muito bom, bem explicado e bem ilustrado, parabens!
Estou prestes a ir para Florianópolis e pesquisando sobre dicas independentes de agência turística, consegui achar vocês! Com dicas super esclarecedoras e muitos detalhes que possibilita passar bastante segurança e embarcar no turismo independentes também.
Parabéns, adorei as informações postadas.
Olá Thais.
Obrigado pela visita ao blog e pelo elogio.
E boa viagem para Floripa!
Olá,
Sou Manezinho de Florianópolis, conheço vários recantos da ilha devido ao meu trabalho. Mas de uma forma geral (superficial). Mas agora, aposentado, quero conhecer de uma maneira mais intima (de pertinho). Vou conhecer a Costa da Lagoa (já conheço bem a Lagoinha do Leste e Naufragados), mas gosto de pesquisar antes (me preparar) e seu blog foi o que melhor ilustrou e explicou. Muito bom. Parabéns pelo trabalho.
Olá Arley.
Obrigado pela visita ao blog e pelo elogio!!
Vegetación exuberante en un paseo semiurbano, muy limitado entre las viviendas encauzado por tejidos, alambrados o todo tipo de vallas. No es un sitio prístino aunque es muy bello. Lamentablemente donde paramos a comer te arrancan la cabeza. Un pastel es pequeño como una empanada y cuesta como media docena de ellos en otros lugares.
Hola Raúl.
Gracias por la visita al blog.
Seu blog, sem dúvida foi o mais rico em detalhes e clareza. Se eu tinha alguma dúvida em fazer a trilha sozinha, por medo de me perder ou qqr outra coisa, já não tenho mais. Parabéns, excelente trabalho! 🙇
Olá Cristina.
Obrigado!!
Tem lugar para armar barraca na trilha? Sem ser em camping, pois eu gosto mais de ficar na natureza acho camping muita moleza
Oi Lucas.
Obrigado pela visita ao blog.
Olha… não vimos nenhuma barraca montada durante o percurso; nem mesmo um Camping.
E como acampar não é muito nossa vibe, nem reparamos se existem espaços adequados no caminho.
Vamos ficar devendo essa informação…
Todos elogiam o blog e acho que estao bem certos. Bem documentado e explicado como falarom, muito agradecido. Obrigado pela ajuda para poder aproveitar esas trilhas e o maravilhoso de Floripa. Desculpa meu portugues… mas sou de Montevideo-Uruguai
Olá Douglas
Obrigado pela visita ao blog e pelos elogios.
Que bom que o blog o ajudou a aproveitar Floripa. Nosso propósito é este mesmo: ajudar as pessoas em suas viagens.
Obrigado pelo relato, indo fazer a trilha em 2021 e foi muito bom contar com a leitura, tudo muito claro e registrado.
Olá Renan.
Obrigado pela visita ao blog!