08/12/2007.
Hoje acordamos um pouco mais cedo. Ficaremos em Florença. Como é feriado nacional (Imaculada Conceição) não queremos arriscar ir para alguma cidade vizinha e encontrar tudo fechado.
Como eu não aguentava mais tomar café comendo brioche doce, paramos numa lanchonete próxima do hotel. Pedi um lanche com salame, queijo e alface, e um suco de fruta. A dona patroa pediu um pão doce e um café expresso. Hoje lembramos do guarda-chuva. Estava uma garoa chata.
Fomos conhecer a Galeria Ufizzi, na Piazza della Signoria.
O Uffizi é realmente imenso. São 45 salas de exposição, mais as salas novas no piso térreo. É legal, mas chega uma hora em que cansa ver tanta pintura Renascentista, Barroca etc. Os temas são normalmente os mesmos, mudando somente o artista e a idade da obra. O que mais vimos foram pinturas da “Madona com Bambino”. Existem “milhares”.
Em quase todas as salas era proibido fotografar/filmar, e os seguranças ficavam “em cima”. Haviam sensores que alarmavam quando a gente se aproximava um pouco mais dos quadros.
Saindo do Uffizi, fomos para o Palazzo Vecchio. Mais pinturas. O palácio é a atual prefeitura de Florença. Além dos diversos quadros e esculturas, tetos e paredes pintados, há alguns móveis medievais, como mesas e cadeiras.
Após a visita ao Palazzo, fomos almoçar. Escolhemos o mesmo local dos dias anteriores, devido ao preço baixo e refeição e atendimento bons. Aqui em Florença todos os restaurantes cobram “copperto”, o couver, na faixa de 2,50 Euros.
Hoje pedimos o primeiro e segundo prato cada um. Logo após fomos para o hotel descansar, para sairmos durante a noite.
Por volta das 18h saímos para a feira de roupas e acessórios permanente, próxima do hotel. Estávamos procurando presentinhos para nosso afilhado e nossa sobrinha. Logo na primeira barraca que paramos já compramos duas camisetas. Fomos atendidos por uma brasileira. Engraçado: o que havia de indianos em Roma tem de brasileiros em Florença. A maioria é do Sul do Brasil. Sobre as barracas, não há variedade, são todas iguais. Só muda o atendente.
Após algumas voltas, fomos ao mini-mercado comprar água, iogurte etc, e depois à estação para checar os horários de trem. Amanhã iremos para Siena. Antes de retornar ao hotel, paramos para tomar um cappuccino.
Você se recorda do nome desse restaurante onde vocês foram mais de uma vez por ser bom e barato? E a sua localização, se possível.
Excelente blog, muito informativo e está me auxiliando muito no planejamento da minha viagem.
Grata.
Olá Giovanna.
Obrigado por visitar o blog.
Agradeço também pelo elogio. A idéia é essa mesmo: auxiliar os viajantes no planejamento.
Bom, sobre o restaurante. Ele fica na Via Nazionale, pertinho da estação de trem de Firenze. Chequei pelo Google Maps e não dá pra ver o nome dele. Só está escrito “Trattoria” e “Pizzaria”. Segue o link com a foto da rua, para ajudar na localização.
Abraço e boa viagem!