São Thomé das Letras – Novembro de 23.
Dia 04/11.
Reservamos nosso último dia completo em São Thomé das Letras para conhecer a Gruta do Sobradinho, que não fica em São Thomé, mas em Sobradinho de Minas, distante apenas 15,2km.
O dia amanheceu bastante nublado, com uma névoa cobrindo a cidade. Após o café da manhã, preparamos a mochila e pegamos a estrada.

O caminho até Sobradinho de Minas é quase o mesmo que para as cachoeiras visitadas no dia anterior (Véu de Noiva, Flávio e Eubiose), porém, antes da Cachoeira da Eubiose (passando o Camping do Jhonny), a gente entra numa estradinha à esquerda e segue toda a vida rs.
Chegamos lá por volta de 10h10. Foram mais um menos 40 minutos de estrada de terra em boas condições.

Coordendas: -21.656596, -44.893801



Funcionários aguardam os visitantes para informar o funcionamento do local e direcionar para o caixa.
A Gruta do Sobradinho é basicamente um complexo de lazer. O day use na Gruta do Sobradinho custou R$ 50 por pessoa (nov/23), e estava incluso no valor o uso das piscinas, a sala de jogos, a visita na gruta com acompanhamento de guia e disponibilização de botas e capacete (obrigatórios para entrar na gruta), curtir os poços e cachoeiras.
Quem quiser, também pode ficar hospedado lá.





A visitação na gruta ocorre em grupos de 10 pessoas. No momento do pagamento do valor do day use, você informa que quer fazer o passeio e recebe um número. Este número será chamado em um painel, indicando que seu grupo partirá em breve.

Então você solicita as botas adequadas ao tamanho do seu pé, e recebe o capacete com lanterna.
Importante: você precisa levar o seu calçado no passeio, pois ao final da visitação na caverna, você devolve botas e capacete, para ficar à vontade curtindo as cachoeiras. Sem leva-los, você ficará descalço todo o tempo.


Da “sede” até a Gruta são uns dez minutos de trilha, e a visita dentro da gruta dura mais ou menos trinta minutos.

Os guias passam explicações sobre o bioma, sobre a gruta, os seres que a habitam etc, enquanto a gente fica lá admirando o local e caminhando para a saída.




Em apenas um ponto a água que corre por dentro da gruta estava em um nível mais alto, molhando acima dos joelhos. Na maior parte do percurso, a água é na canela ou menos.


Terminada a visitação da Gruta, devolvemos os equipamentos e fomos conhecer e curtir as cachoeiras e poços.









De volta à “sede”, partimos para o almoço no restaurante, com opção de self-service por quilo. Também era possível fazer a refeição na área da piscina, no entanto, lá somente eram servidas porções.
No retorno para São Thomé das Letras encaramos uma chuva breve, porém forte, em parte do caminho.
Procurando hospedagem em São Thomé das Letras/MG? Informe as datas desejadas e faça sua pesquisa.
Prefere se hospedar em um Hostel? Clique abaixo e faça sua busca.
Não tem como chegar até São Thomé das Letras/MG? Já pensou em alugar um carro?