Jalapão: Cânion Sussuapara

Férias 2023 no Jalapão.

Dia 17/05 – Quarto dia no Jalapão: Cânion Sussuapara

O terceiro atrativo do dia, após as Dunas do Jalapão e a Prainha do Rio Novo, foi o Cânion Sussuapara. Mas antes fizemos uma parada para o almoço.

Chegamos ao restaurante Flor do Jalapão por volta de 11h40.

O restaurante é um self-service pé na areia, literalmente. Não há calçamento na parte interna (nem externa). E ele é todo fechado com tela para evitar a entrada de mosquitos.

Como na maioria dos locais, há um redário para o descanso após o almoço.

No entanto, não chegamos a descansar muito não, pois o percurso até o Cânion Sussuapara seria em torno de 3 horas.

Então, às 12h30, pegamos a estrada, observando a chuva que caia no horizonte (e torcendo para que ela não se encontrasse com a gente).

Chuva distante no Jalapão

No meio do caminho passamos por trechos molhados, indicando a que chuva já havia caído por ali. Um pouco antes de chegarmos ao Cânion Sussuapara, uma pausa para o banheiro.

Parada para o banheiro
Cânion Sussuapara

A entrada para o Cânion Sussuapara é bem modesta. Olhando ali da estrada, você “não dá nada” para o lugar.

Entrada para o Cânion Sussuapara
Placa logo após a entrada para o Cânion Sussuapara

Depois de uma caminhadinha por entre a mata, a gente chegou na recepção do local, que conta com vários bancos feitos com troncos de árvore ao lado de fora, e uma estrutura bacana, coberta, para os visitantes, com diversos informativos sobre a flora e a fauna local.

Acesso para a recepção do Cânion
Chegando na recepção do Cânion
Área de visitantes com informações sobre a flora e fauna
Informativo sobre o Cânion Sussuapara

Após o guia acertar nossa entrada, descemos por uma escada de madeira ao lado dos paredões de pedra com doze metros de altura, cobertos com uma cortina de vegetação que escorre água durante o ano todo.

Escadaria para descida ao cânion
Final da escada ao lado dos paredões e a vegetação que escorre água
Vegetação do Cânion Sussuapara

Conforme a gente vai descendo pela escada vai sentindo a temperatura baixar. Parece que estamos em outra região que não o Tocantins.

Ali no Cânion Sussuapara tem uma pequena cachoeira, e para alcança-la é preciso caminhar entre pedras pelo leito de um riacho.

Dica: para visitar o Cânion Sussuapara, vá com calçado fechado e preferencialmente impermeável.

Para chegar até a cachoeira tem que caminhar pela água
Cachoeira no Cânion Sussuapara

Estando na cachoeira do Cânion Sussuapara, se olharmos para trás, dependendo do ângulo, a formação rochosa fica com o formato do mapa do Tocantins.

Formato do mapa do Tocantins
Ponte Alta do Tocantins

Terminada a visitação, seguimos para a cidade de Ponte Alta do Tocantins, onde nos hospedamos na Pousada Águas do Jalapão.

Enquanto aguardamos pelas chaves dos quartos, fomos conhecer toda a pousada, iniciando pelo restaurante e bar rústico, piscinas “fria” e aquecida, bica d´água natural, redário e blocos de apartamentos. Fechamos o dia ali.

O quarto não havia frigobar, mas até agora não usamos nas demais pousadas. A internet nos quartos não é boa, pelo menos não no bloco amarelo. Quando conecta no wi-fi, é limitada sem acesso à internet.

De banho tomado, fomos ao bar e pedimos dadinho de tapioca. Veio com um molho de gengibre e mel, que delícia. E uma batidinha, claro.

Dadinhos de tapioca
Uma batidinha para refrescar

O jantar também foi top, salada bem completa, diversas opções de pratos quentes… tinha até sopa. No bar e restaurante a internet conecta legal.

Nem desfizemos as malas, pois seria apenas um pernoite na Pousada Águas do Jalapão.