Jalapão: Fervedouro do Ceiça

Férias 2023 no Jalapão.

Dia 15/05 – Segundo dia no Jalapão: Fervedouro do Ceiça

O quarto fervedouro que conhecemos em nosso segundo dia no Jalapão foi o Fervedouro do Ceiça.

Já havíamos visitado o Fervedouro Capão Grande, o Fervedouro Por Enquanto e o Fervedouro das Macaúbas. No dia anterior, o Fervedouro Alecrim.

O Fervedouro do Ceiça dizem ser o primeiro fervedouro do Jalapão aberto ao público. E ainda é um dos mais visitados.

A água possui o tom azul cristalino característico, e o local é rodeado de bananeiras.

Chegamos lá no finalzinho da tarde, por volta de 17h30. O sol já não iluminava com intensidade, então “apertamos” o passo para chegarmos rápido ao fervedouro.

Breve trilha que leva ao Fervedouro do Ceiça

Como o Fervedouro do Ceiça não é tão grande, nosso turma foi dividida em duas, onde cada grupo ficou na água por cerca de 15 minutos.

Não fizemos muitas fotos ali, para podermos aproveitar bastante a água.

Fervedouro do Ceiça, Jalapão

Na saída do Fervedouro do Ceiça, muitas muriçocas nos esperavam. Ainda bem que tínhamos repelente.

ATENÇÃO: não pode entrar em nenhum fervedouro após ter passado qualquer tipo de creme, loção, protetor etc. Precisa esperar em torno de uma hora após ter usado esses produtos para poder entrar nos fervedouros.

Regras do Fervedouro do Ceiça (valem para todos os fervedouros)

Essa é uma das primeiras informações que o pessoal da agência nos passou, logo no primeiro fervedouro.

Por volta das 18h horas, já escurecendo, fomos para a caminhonete e seguimos para a Pousada Santa Helena, em Mateiros.

Seguindo para a Pousada Santa Helena Jalapão, em Mateiros

As suítes são bem equipadas, contando até com banheira hidromassagem.

No exterior, tem quiosques, piscina, mesa de bilhar.

No caminho, o guia fez uma tremenda propaganda da caipirinha de gengibre com rapadura que eles serviam lá, então, antes do jantar, tivemos que degustar essa iguaria local.

Caipirinha de gengibre com rapadura.