Férias 2023 no Jalapão.
Dia 16/05 – Terceiro dia no Jalapão: Fervedouro Encontro das Águas
O fervedouro Encontro das Águas foi o sexto fervedouro do nosso roteiro com a Deserto do Jalapão. Para não perder as contas:
- Fervedouro Alecrim
- Fervedouro Capão Grande
- Fervedouro Por Enquanto
- Fervedouro das Macaúbas
- Fervedouro do Ceiça
Ele fica bem perto da Cachoeira do Formiga, o primeiro atrativo do dia.
Quando chegamos lá, havia um grupo na água, então tivemos que esperar a nossa vez. Devido ao tamanho do fervedouro Encontro das Águas, nosso grupo dividiu-se em dois.
Apesar de pequeno, o fervedouro Encontro das Águas é um dos fervedouros cuja nascente apresenta maior pressão. E a areia fina que sobe pela agitação da água fica em nossa roupa (e por dentro dela).
O encontro das águas
Estrategicamente, ao lado do fervedouro estão os rios Soninho (água mais escura/amarronzada) o e Formiga (água mais clara/esverdeada), para onde fomos após curtirmos a água do fervedouro. O encontro deles é que dá o nome ao fervedouro Encontro das Águas.
Ficamos ali até 11h45, seguindo depois para o restaurante, mas antes fazendo uma parada na Cabana da Jane para conhecermos o artesanato da região.
Os produtos são todos feitos com Capim Dourado, a principal matéria-prima para a produção de artesanato na região do Jalapão, principalmente em comunidades quilombolas.
Ali na Cabana da Jane há grande variedade de itens à venda, e o legal é que em muitos deles tem a foto da artesã que confeccionou o produto.
A colheita do capim dourado ocorre em setembro.