Férias 2023 no Jalapão.
Dia 14/05 – Primeiro dia no Jalapão: Serra da Catedral
Na noite anterior, quando voltamos do jantar, confirmamos com a moça da recepção do hotel qual era o horário de início do café da manhã, e ela disse: 7h.
Sete horas?
Como o passeio começaria às 7h20 e a reserva do hotel foi feita direto com a agência, imaginamos que o café da manhã seria servido mais cedo, para não haver “correria”.
Um dos questionamentos para a agência foi sobre o café, se era servido bem cedinho. Enfim.
O ponto positivo é que às 7h (um pouco antes) as opções já estavam disponíveis.
Tomamos o café da manhã, subimos para escovar os dentes e pegar a bagagem. Pontualmente às 7h20 o Junior, da Deserto do Jalapão, chegou ao hotel.
Enquanto esperávamos o restante do pessoal (que estava em outro(s) hotel(is)) chegar, o Junior iniciou um breve briefing da agência, do passeio etc.
Quando os demais turistas chegaram, foram feitas as apresentações, a distribuição das pessoas nos dois veículos (estávamos em 9 pessoas para 2 veículos) e partimos para o Jalapão às 7h45.
Nosso condutor e guia foi o Willian.
Ele também falou um pouco da região e foi respondendo às perguntas que a gente ia fazendo, como por exemplo, sobre o período de chuvas, que é de outubro a março, normalmente só de manhã ou só de tarde. Porém é calor o ano todo.
Passamos por uma região com muitas plantações e usinas, até chegarmos em nossa primeira parada em Lagoa do Tocantins.


O local onde paramos se chamava Point Beer House, e pudemos usar o banheiro e comprar alguma coisa na loja de conveniência enquanto o Willian abastecia a caminhonete.


Dali para frente seria só estrada de terra/areia fofa.
Serra da Catedral
Duas horas e meia depois de sairmos da Lagoa do Tocantins (e 4h50 depois de deixamos o hotel), chegamos à Serra da Catedral.
Localizada entre São Félix do Tocantins e Novo Acordo, a Serra da Catedral é uma formação rochosa de milhares de anos onde um de seus lados se assemelha a uma grande fachada de igreja, e fica numa RPPN Federal (Reserva Particular do Patrimônio Natural) entre São Félix do Tocantins e Novo Acordo.


Como o nome diz, é uma serra e não apenas uma rocha que se parece com uma catedral. Na visão aérea do Google Maps é possível ver toda a extensão da serra. O risco claro é a estrada de terra onde paramos para as fotos.

Link para o Google Maps aqui.
Havia um pequeno grupo finalizando a seção de fotos. Ao terminarem, vimos que eles seguiram para o lado oposto ao nosso (sentido Palmas), e o Willian disse que a Deserto do Jalapão faz o tour circular em sentido contrário as demais agências, evitando aglomeração nos pontos turísticos.



Além das fotos que cada um de nós tiramos, os guias também fizeram fotos do grupo com a Serra da Catedral ao fundo.
Após uns vinte minutos para a seção de fotos, seguimos na estrada de terra/areia fofa até o próximo atrativo, que falaremos na postagem seguinte: a Cachoeira da Arara.