Opção de lazer para uma tarde de domingo.
O município de Indaiatuba está há poucos quilômetros do aeroporto de Viracopos, em Campinas, e pertence ao chamado Circuito das Frutas do interior do Estado de São Paulo, juntamente com os municípios de Atibaia, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo.
Apesar disto, não existe na cidade nenhuma festa relacionada a alguma fruta produzida na cidade, como as tradicionais Festa do Morango, Festa do Figo, Festa da Uva das demais cidades do Circuito.
Entretanto, Indaiatuba se orgulha do seu extenso Parque Ecológico, local frequentado pelos locais quando querem caminhar, correr, pedalar, praticar slackline, andar de skate, fazer piqueniques, seção de fotos, aniversários, ou não fazer nada, apenas relaxar.
Mais recentemente, Indaiatuba inaugurou o Museu da Água, criado e mantido pela autarquia que realiza os serviços de água e esgoto da cidade.
O Museu está localizado em um marco histórico da cidade, a Represa de Captação do Cupini, a primeira captação de água do município, que abastece a cidade desde 1937.
O prédio possui dois andares. No térreo, além da recepção está o Auditório, onde os visitantes, na chegada, assistem a um vídeo que conta um pouco da importância da água em nossas.
No piso superior está a Sala de Exposições, com temas temporais. Quando visitamos o museu, o tema era um demonstrativo da influência da água em nossas vidas, e seu impacto em nossas atividades diárias, apresentado em três períodos – ontem, hoje e amanhã.
Uma mesa no centro recebia a projeção de um ambiente de fundo do mar e, com tecnologia interativa, ao aproximarmos a mão da mesa, era como se tocássemos na água e afugentássemos os peixes.
Em outro ambiente do piso superior está exposta a história do SAAE, a autarquia que cuida da água e esgoto da cidade, com peças e equipamentos antigos, fotografias, textos etc.
Do lado de fora do museu, ao lado do prédio, inicia-se uma trilha ecológica circular, dentro de uma das poucas florestas com remanescentes de Mata Atlântica e Cerrado do Estado de São Paulo e de Indaiatuba.
Um passeio bacana, para uma tarde de domingo.
Vi uma pessoa falando do museu gostaria de conhecer
Oi Iara.
Obrigado pela visita ao blog.
Para mais informações sobre o museu, acesse https://museudaagua.sp.gov.br/.