Pois é.
Parece que o Universo estava conspirando contra nossa viagem desde o começo. E ele venceu a parada.
Após ver o comunicado do Consulado Brasileiro em Buenos Aires, acompanhei mais de perto os relatos do blog Viaje na Viagem. Tem de tudo lá: pessoas confiantes, pessoas apavoradas, pessoas com dúvida sobre o que fazer, e principalmente, pessoas que estão lá (na Argentina) contando os perrengues, a sorte, enfim, relatando toda essa situação com as consequências da erupção do vulcão chileno, na visão do turista.
Também fiquei de olho no site da Aerolineas, verificando as informações de voos cancelados/reprogramados. Para desespero de todos, as informações são divulgadas a conta-gotas. Quase todos os voos dados como cancelados na noite de 01/08/11 estavam com horários previstos de decolagem na manhã do dia 02/08/11.
Em determinado momento, resolvi simular uma compra no site da Aerolineas, informando exatamente os mesmos trechos do bilhete que já havia comprado. O voo de São Paulo a Buenos Aires ainda estava sendo vendido, o mesmo para o trecho Buenos Aires até Calafate, este último com pequena alteração de horários. Incrível né?
Já o voo de Calafate para Ushuaia não existia mais para venda. Nem no dia seguinte. Acho que isso foi a senha para cancelar tudo.
Meu limite para cancelar tudo era o dia 03/08/11. Após essa data, já não conseguiria cancelar gratuitamente o primeiro hotel reservado pelo Booking.com, em Buenos Aires.
Nem tentei falar no 0800 da cia aérea, pois pelos relatos que li, ninguém estava conseguindo contato. Fui direto no número da Aerolineas em São Paulo.
Na única vez que não deu tom de ocupado, fiquei quase 20 minutos ouvindo uma mensagem de que minha ligação era importante. Desisti de esperar, e depois não consegui nem ouvir a tal mensadem de novo. Não tive dúvidas: fui pessoalmente no escritório deles.
Cancelar foi rápido, só que teve taxa… USD 50,00 por pessoa. Paguei sem pensar duas vezes.
Creio que ficou mais barato do que encarar toda aquela confusão que já vem sendo relatada pelos demais turistas. Além do estresse.
Viagem é pra ser curtida desde o planejamento.
Agora, nosso próximo passo é planejar do zero uma nova viagem para um local ainda indefinido. Passar as férias em casa é o que não dá, né?! Dona patroa já intimou!
Aos que vão persistir na viagem para Argentina, desejo muita boa sorte!