Palácio Real de Madri

26/10/2010

Caramba, hoje acordamos bem tarde. Saímos para tomar o café da manhã já eram 10h. Escolhemos o McCafé, mas diferentemente do Brasil, não há nada salgado para comer. Pedimos então um croissant com capuccino, e um cookie. O cartão Visa Travel foi aceito, só precisei mostrar o passaporte.

De lá seguimos para o nosso roteiro do dia. Na Calle del Arenal, passamos por um restaurante onde havia um adesivo na porta informando “espaço sem tabaco”. Beleza, já achamos onde iremos almoçar. Seguimos nosso caminho, parando primeiramente no Convento de las Donzelas Descalzas. Não entramos, pois era só visita guiada, e a próxima seria às 12h. Muito tempo de espera.

Caminhamos até a Plaza Mayor. Uma grande praça retangular, rodeada de construções que parecem prédios de apartamentos ou escritórios.

Plaza Mayor - detalhe das construções
Plaza Mayor – detalhe das construções

Tiramos algumas fotos e fomos para o Palácio Imperial. No meio do caminho, seguindo pela Calle Mayor, passamos pelo que pareceu ser a prefeitura de Madri. O local estava cercado, havia alguns policiais. Quando íamos seguir caminho, vimos um pessoal a cavalo chegando, todo uniformizado, ai ficamos para tirar algumas fotos. Logo depois começou chegar um pessoal de fanfarra. Alguém importante chegaria ali. Ficamos esperando um pouco pra ver o que ia rolar, mas não rolou nada não. Ou melhor, chegou um grupo de bombeiros para manifestar contra os baixos salários. Depois disso continuamos nosso roteiro.

Cavalos e seus montadores chegando para o evento

Cavalos e seus montadores aguardando o evento

Movimentação em frente ao Ayuntamiento de Madri

Bombeiros chegando para a manifestação

Panfleto
Panfleto entregue pelos Bombeiros: “Madrid en Peligro”

Descemos a avenida em direção ao Palácio Real, tirando algumas fotos pelo caminho.

Iglezia Arzobispal Castense

Estátua

A estátua acima fica em frente às ruinas da “Iglesia de Nuestra Señora de la Almueda”, demolida em 1868 por conta das obras de remodelação das Calles Mayor e Bilén.

A fila para entrada no palácio já estava formada. Nesse resolvemos entrar, € 8 por pessoa, com direito a passar pelo detector de metais. Uma vez lá dentro, não se pode tirar fotos da área interna do Palácio. A Espanha precisa aprender com a Inglaterra e a França sobre permitir fotografias. No Louvre fotografamos, no Museu Britânico fotografamos, na Torre de Londres fotografamos… Mas tudo bem, não é nada de muito diferente do que já vimos.

Palácio Real

Saindo do Palácio, passamos pelos Jardines Lepanto e pela Plaza de Oriente, e seguindo em direção à Calle del Arenal, voltamos naquele restaurante onde o tabaco era proibido.

Fonte, aos pés da Estátua de Felipe IV

Felipe IV

Madri - Espanha
Madri – Espanha

Chegando no restaurante, vimos que na verdade, é só uma ala do restaurante onde não pode fumar. Já estava lotada, e iria demorar um pouco pra liberar alguma mesa. Pelo visto não somos os únicos incomodados com a fumaça. Paciência, vamos procurar outro lugar. Andamos mais um pouco e paralelo à Calle Gran Via, na Calle de Preciados, achamos um restaurante do tipo “Coma a vontade”, com preço fixo de € 7,95 por pessoa, às terças-feiras. Nos demais dias é € 9,95 se não me engano.

Tinha uma grande variedade de salada, algumas opções de pratos quentes, sobremesa, café ou chá e refrigerante à vontade. E o mais importante: não podia fumar. Que beleza, comida boa e oxigênio. O Visa Travel foi aceito na boa.

Salad & Co - comida à contade, sem tabaco
Salad & Co – comida à vontade, sem tabaco

Depois de almoçar, seguimos pela Gran Via até a Plaza de España, onde ficamos um tempo descansando e vendo o movimento.

Calle Gran Via

Plaza de España

"Quijote Y Sancho", na Plaza de España
“Quijote Y Sancho”, na Plaza de España

Fonte na Plaza de España

Havia uma feirinha com barraquinhas vendendo bugigangas. Olhamos algumas coisas e seguimos para a praça onde tem o Templo de Debod, um monumento egípcio. Chegando lá, tiramos algumas fotos, demos um tempo e decidimos voltar ao hotel, olhando as lojinhas de souvenir. Aproveitei para sacar um dinheiro do cartão Visa Travel.

Em uma das ruas por onde passamos, vimos novamente várias moças com roupas bem curtas, encostadas nas paredes, ou nas árvores, e concluímos que eram as “piriguetes”. Mas hoje ainda está bem claro o dia. Começam cedo, hein.

Ah, aqui em Madri também há muita gente na rua comprando ouro. Às vezes tem mais desses compradores do que pedestres. E pedintes também tem muitos.

"El Oso y Madroño", símbolo de Madri
“El Oso y Madroño”, símbolo de Madri

Após descansarmos um pouco no hotel, saímos para comprar algumas coisas no mercado e também para jantar. Fomos naquele restaurante que estava lotado na hora do almoço, e desta vez tinha mesa disponível. O espaço para não fumantes é bem pequeno, tem umas dez mesas somente. O nome do local é Cinco Jotas, na Calle del Arenal.

Pedimos um risoto com setas e jamom (cogumelos e presunto) para cada um (por aqui, só pratos individuais). Como aperitivo, vieram azeitonas, um patê com torradas e pães. Pedimos uma taça de vinho para cada. O jantar estava bom, o risoto um pouco forte no sal, mas saboroso. E o mais importante: sem cheiro de cigarro.

Risoto

Adoro ver esta placa nos restaurantes

Depois do jantar, passamos em duas lojinhas de souvenir, só pra xeretar, e voltamos ao hotel.

Amanhã se tudo der certo, iremos para Segovia.