São Thomé das Letras – Novembro de 23.
Dia 04/11.
Depois da visita na Gruta do Sobradinho, retornamos para São Thomé das Letras, deixamos o carro em frente a pousada e fomos bater perna, fazendo um mini city-tour e explorando o Parque Municipal Antônio Rosa.
Primeiramente, no centrinho, ao lado da igreja, paramos para tomar um sorvete. O clima estava bem quente. Depois caminhamos até a Igreja de Pedra, fotografando algumas construções características da cidade.



A história da Igreja de Pedra você confere nesse link.

Perto da Igreja de Pedra está a Praça do Extrator Lazaro Ferreira, com um monumento em homenagem “ao profissional da principal fonte de renda de nossas famílias”, conforme escrito na placa.

Parque Municipal Antônio Rosa
Na sequência, seguimos para o Parque Municipal Antônio Rosa, onde estão os mirantes de São Thomé das Letras.


A primeira parada foi no Portal dos Ventos. Pelas placas ali no local, acreditamos que seria possível subir “um pouco mais nas rochas”, mas dona Patroa fica preocupada quando estamos em locais altos, então nem procuramos como subir mais.





Encontramos uma trilhazinha que contornava por trás do morro de seguimos por ela, até que avistamos o Mirante.




Subimos até o Mirante e encontramos um pessoal lá. Não satisfeitos em observar a paisagem ali da “laje”, algun subiam na cobertura do local.


A visão do Mirante é praticamente a mesma que estando no Morro dos Ventos, porém, para quem está ali no centrinho, o Mirante é mais próximo.
Continuamos caminhando pelo Parque Antônio Rosa até chegarmos na Pedra da Bruxa. Havia uma placa informando para tomar cuidado ao subir nas pedras. Mas nós não subimos.
Fotografamos a pedra imaginando ter a aparência de uma bruxa, por isso o nome. Deixamos a criatividade para vocês.


Um pouco mais à frente chegamos ao Cruzeiro, talvez um dos pontos mais altos do Parque Antônio Rosa. Juntamente com a Casa da Pirâmide, é um dos pontos mais próximos do centrinho de São Thomé das Letras.


E por fim, o último mirante do Parque Municipal Antônio Rosa é a Casa da Pirâmide (primeiro, para quem acessa o parque pelas ruas atrás da igreja.

A Casa da Pirâmide é onde o pessoal vai para contemplar o pôr do sol em São Thomé das Letras. Assim como no Mirante, o pessoal prefere subir no telhado da edificação, que possui formato de pirâmide.
Optamos por observa-la apenas ao longe, pois não vimos graça nenhuma em ficar “empinhocado” com um monte de gente no telhado de uma estrutura só pra ver o pôr do sol (que ainda levaria um tempo pra ocorrer).


Depois andamos mais um pouco pela cidade, olhando as lojinhas e retornamos para a pousada, de onde não saímos mais.


À propósito, assistimos ao pôr do sol da varanda da pousada e da janela do quarto.



Nosso jantar foi na pousada mesmo. Pedimos porção de isca de frango e batata frita. Estava uma delícia, com temperos diferentes. Surpreendeu.

No dia seguinte pela manhã pegamos o caminho de volta para casa.
Procurando hospedagem em São Thomé das Letras/MG? Informe as datas desejadas e faça sua pesquisa.
Prefere se hospedar em um Hostel? Clique abaixo e faça sua busca.
Não tem como chegar até São Thomé das Letras/MG? Já pensou em alugar um carro?