Conhecendo a famosa Costa Amalfitana.
Quando escolhemos a região de Campânia, na Itália, para terminar nosso passeio de férias após alguns dias na Grécia, não foi apenas para conhecer a Ilha de Capri ou visitar as ruínas de Pompéia. A Costa Amalfitana também estavam no roteiro.
Uma pena não termos combinado com São Pedro, pois o domingo 17/05/15 amanheceu bem nublado e a previsão não indicava nenhuma melhora. A cidade de Positano, assim como as demais cidades da Costa Amalfitana, tem em suas praias as principais atrações. Mesmo assim, seguimos para a praça em frente à estação de trens, de onde partem os ônibus para as cidades da Costa Amalfitana.
Em vários blogs pesquisados antes da viagem vimos que a sugestão para melhor aproveitar a Costa Amalfitana é ficar hospedado por lá. Até pesquisamos alguns hotéis em Positano, mas os preços não estavam tão atrativos. Além disso, a cidade fica na encosta da montanha e não possui muitas ruas. Logo, o taxi lhe deixará próximo do seu hotel e você terá que subir ou descer as ladeiras carregando a sua bagagem.
Mas isso não deve impedir você de se hospedar em Positano ou qualquer outra cidade da Costa Amalfitana. Apenas consideramos que para nós o esforço não era válido para apenas uma noite.
Outra sugestão bastante encontrada nos sites e blogs é para alugar um carro para curtir a Costa Amalfitana com mais liberdade. Eu adoro dirigir, menos nas férias. Acho que é uma tensão desnecessária. E depois de ter visto através do ônibus como é dirigir pela Costa Amalfitana (veja mais abaixo), acho que acertamos na decisão de não dirigir.
Por falar em ônibus, no post anterior comentamos sobre os valores diferentes das passagens de ônibus, encontrados nos sites de transporte e no Posto de informações turísticas.
Existe um sistema integrado de transporte entre as vinte ‘comuni’ da Costa Amalfitana (Agerola, Amalfi, Atrani, Cetara, conca dei Marini, Furore, Maiori, Massa Lubrense, Meta di Sorrento, Minori, Positano, Piano di Sorrento, Praiano, Ravello, Salerno, Sant’Agnello, Scala, Sorrento, Tramonti, Vietri sul mare). Os bilhetes têm validade de quarenta e cinco minutos, noventa minutos, vinte e quatro horas ou de três dias, cada um com um valor (veja mais aqui, aqui e aqui).
Outra opção para quem não quer dirigir é usar os ônibus turísticos City SitghSeeing – Coast to Coast, mas precisa ficar atento com uma pegadinha no preço: tem um valor único cobrado pelo dia inteiro, onde você pode descer e subir em quantas paradas desejar, mas o bilhete é só de ida; precisa pagar o bilhete da volta para Sorrento também.
Nós adquirimos um bilhete de vinte e quatro horas, comprado na banca de jornal que tem ao lado da entrada da estação de trens, e partimos para o nosso primeiro destino: Positano.





Durante o trajeto de ida, o mar estará à sua direita. Logo, a dica é sentar-se ao lado direito do ônibus para conseguir as melhores fotos. Para tanto, chegue cedo ao ônibus, pois são os primeiros lugares a serem ocupados.
Nós nos sentamos ao lado esquerdo, mas isso não fez muita diferença pois os vidros das janelas do ônibus estavam sujos.
Emocionante mesmo foi ver o quão hábil precisa ser para dirigir pela Costa Amalfitana. Algumas curvas são tão fechadas que existem espelhos convexos para auxiliar os motoristas de ambas as mãos de direção. Independente do espelho, a cada curva o motorista dá uma buzinada para alertar quem vem na mão contrária.

Para “ajudar”, além de não ter acostamento, em alguns trechos a estrada fica tão estreita que parece não caber outro veículo passando junto com o ônibus.
Saltamos na primeira parada de Positano. Se não me engano tem mais uma ou duas. Ali do ponto de ônibus já deu pra ter uma noção de o quanto teríamos que descer para chegar até a praia (e subir depois!). Li sobre algumas trilhas legais para fazer em Positano, mas não teríamos tanto tempo assim na cidade. O site da cidade, inclusive, traz bastantes dicas de passeios, e está todo em português.

Já que o ditado diz que para baixo todo santo ajuda, iniciamos nossa caminhada. O caminho mais fácil, porém mais longo, é seguindo pela rua, fazendo zigue-zagues. Mas existem atalhos por entre as casas, em caminhos estreitos cheio de degraus, que formam cenários encantadores e rendem boas fotos, para encurtar o caminho.







Já na parte baixa, antes de vermos como é a praia de Positano, paramos para tirar algumas fotos da igreja da cidade.





Vimos um cartaz com algumas regras da cidade, e creio que descumpri-las pode render alguma multa.

- Não é permitido o consumo de comida e bebidas nas ruas e praças.
- Não jogue lixo nas ruas.
- Não ande com roupas de banho e não durma nas ruas e praças.
- Não fique gritando e incomodando os outros.
- Traga seus cães em coleiras e recolha a sua sujeira.
Assim como muitas outras cidade praianas da Itália, e da Europa como um todo eu acredito, existe uma faixa de mar chamada “Praia Pública” e uma faixa reservada que são as “Praias Particulares”.
Obviamente, ao chegarmos à Marina Grande de Positano, ficamos na parte grátis. Ali não tem cadeira, espreguiçadeira, nada. No outro lado da cerquinha, ao custo de cinco a oito euros (depende da cidade), você tem essas regalias inexistentes nas praias públicas.


Nós nem estávamos com roupa de banho, visto a previsão de tempo nublado. Mas não é que o Sol deu as caras quando chegamos ali na praia?
Não existe areia na praia da Marina Grande de Positano. Não como nós brasileiros conhecemos. Tem uma faixa de areia cinza bem fina e depois é tudo pedra. Lembra a praia de Perissa em Santorini.



E no meio dessas pedras escuras, existem outras de tamanho bem menor que são coloridas. Tem verde, azul, marrom, vermelha e até transparente. Muito belo.

Depois de um tempo ali admirando o mar, criamos coragem para pegar o caminho morro acima, até o ponto de ônibus, para seguirmos até Amalfi.




Estávamos com uma noção de qual seria o horário em que o ônibus passaria por ali, mas ele atrasou um pouco. Enquanto isso, ficamos vendo o trânsito da estreita esquina próxima do ponto de ônibus.
O caminho de Positano até Amalfi também tem muitas paisagem merecedoras de foto. Mas isso se você estiver de carro ou lambreta, pois pela janela do ônibus fica um pouco complicado.
Saltando em Amalfi, seguimos pela rua principal da cidade, olhando as lojas e escolhendo um lugar para almoçarmos. Paramos no La Galea, onde pedimos o básico: um Spaghetti alla Carbonara e outro alla Bolognese.






Depois andamos um pouco mais pela cidade, tomamos um gelatto e fomos ver a famosa Catedral de Amalfi. E tome escada para subirmos até ela.





A entrada na Catedral de Amalfi é paga. Estava três euros por pessoa. Não sei se acertamos ou não, mas decidimos não pagar para ver.



Fizemos só fotos externas e depois seguimos para o píer para ver o mar, a panorâmica da cidade e as pessoas na pequena praia central, antes de retornamos para Sorrento.





O jantar da noite foi novamente na Taverna Dell 800. Fui de Gnocchi alla Sorrentina e Dona Patroa, para variar, foi de arroz (risoto).
Fechamos nosso último dia em Sorrento caminhando pelas simpáticas ruas da cidade.



Esse passeio bate-volta pela Costa Amalfitana foi legal, mas sem dúvidas visitar a região com mais tempo é o aconselhável.
Procurando hospedagem em Amalfi? Informe as datas desejadas e faça sua pesquisa.
Olá, sou Mariana, brasileira e moro em Positano há 10 anos, para qualquer informação para hospedagem e/ou excursões para Capri e Costa Amalfitana, estarei a disposição.
Tenho ótimos apartamentos super novos e mobilhados.
Podem entrar em contato pelo meu email nany_mbr@hotmail.com ou WhatsApp +393349129013
Mariana, este seu e-mail esta dando erro.
Por gentileza, os passeis para Capri acontecem também em final de dezembro e inicio de janeiro?
As duas cidades que representam melhor a Costa Amalfitana s o Positano e Amalfi , e s o tamb m os centros com os melhores colegamentos p blicos.
Muito bom as explicações, dá para seguir sem erro o passeio pela costa Amalfitana . É o que vamos fazer em setembro. Parabéns.
Olá Marina
Obrigado pela visita ao blog.
Olá, boa tarde, parabéns pelo blog, muito bom, ótimo! Eu gostaria de lhe perguntar se aos Domingos de manhã no verão existe ônibus da SITA de Sorrento para Amalfi. Verifiquei a tabela da SITA, mas identifiquei que só haveria ônibus à noite (no domingo), mas, acho não soube interpretar o símbolo “FES”. Nós chegaremos em 15 de Setembro de 2019 em Sorrento e temos planos de pegar o ônibus de Sorrento para Amalfi às 08h30 da manhã, se houver ônibus nesse horário. Poderia esclarecer para nós? Muito Obrigada!! Lisiane Severo.
Olá Lisiane.
Obrigado pela visita ao blog.
Conforme tabela de horários desta página aqui (https://www.positano.com/pt/horario-onibus), os ônibus partem diariamente (Giornaliero) de Sorrento para Amalfi às 9h, 9:30h, 10h….
Esperamos que tenha uma ótima viagem!