04/04/2014.
Hoje madrugamos. Acordamos às 5h da manhã, pois às 6h30min deveríamos estar em frente ao Perth City YHA para pegar nosso transporte grátis até o Hillarys Harbour Bout, de onde partem os ferries para a Rottnest Island.
Explico: Rottnest Island é uma ilha no Oceano Índico que fica cerca de 20 km de Perth. Achamos essa ilha pesquisando na internet passeios de um dia inteiro em Perth e arredores. Encontramos duas opções para chegar até a ilha: Rottnest Express e Rottnest Fast Ferries.
Dá pra contratar o transporte só de ida (caso queira se hospedar no hotel que tem na ilha), ou a ida e a volta. Também é possível fazer um pacote incluindo aluguel de bicicleta e mergulho. O aluguel de bicicleta e o mergulho contratado na ilha ficam mais caros do que no pacote completo.
O pacote da Rottnest Fast Ferries estava mais barato, incluindo um lanche da Subway. E ainda oferece transporte gratuito de alguns pontos da cidade até o Hillarys Harbour Bout. Sim, o Hillarys Harbour Bout é o mesmo lugar onde está o AQWA, o aquário de Perth.
Gostaríamos de fazer a compra na hora, pagando em dinheiro para evitar o IOF brasileiro de 6,38%, mas no site diz que reservas são necessárias. Então compramos pela internet pagando com cartão de crédito.
Dessa vez o café da manhã não foi no McDonalds, e sim no próprio quarto de hotel, com alguns itens comprados no mercado no dia anterior.
Pois bem. O transporte chegou pontualmente às 6h30min. Em questão de meia hora já estávamos no píer. Trocamos nosso voucher pelos ingressos e deixamos AUD 50,00 como caução pelo seguro das bicicletas.
As bicicletas são entregues com uma etiqueta de identificação (nosso nome), dois capacetes e um cadeado para ambas. Devemos levá-las até o ferry, onde serão embarcadas e depois por nós retiradas, já na ilha.
O ferry também saiu pontualmente às 7h30min, chegando à ilha por volta de 8h15min. Durante a navegação, uma TV exibia episódios do Mr. Bean. Hilário!
Pedalando por Rottnest Island
Teríamos até 12h30min para fazermos o que quiséssemos na ilha, pedalando, caminhando, nadando, não importa. Optamos por pedalar, e fomos até alguns lugares com vista para o mar, como Henrietta Rocks e Parker Point Marine Santuary, para poder fazer alguns cliques.
Vimos alguns quokkas, os animais mais conhecidos de Rottnest Island. O quokka é um marsupial do tamanho de uma lebre ou gato. Acredita-se que há 10 mil deles na ilha.
Perto das 11h voltamos para o centro de visitantes na Thomson Bay. Localizamos onde ficava a Subway, travamos nossas bicicletas e fomos caminhar. Além da Subway, há outras lanchonetes, cafés, um mercado e uma ou duas lojas de roupas.
Não esperamos até 12h30min para pegar nossos lanches. Meio-dia nós fomos retirá-los. Ainda bem, pois logo depois chegou uma galera grande. Como não poderia deixar de ser, recebemos dois lanches de 30 cm cada e dois refrigerantes.
Quando vamos à Subway normalmente dividimos um lanche de 30 cm para nós dois. E foi o que fizemos; comemos um lanche e guardamos o outro. O jantar já estava garantido!
Snorqueling em Rottnest Island
Às 13h15min fomos para uma lancha, para fazer o mergulho com snorquel. Primeiramente vestimos os trajes de neoprene. Já no barco o rapaz explica um pouco sobre a ilha, sobre o passeio e faz o briefing de segurança. Ensina como colocar a máscara e o snorquel e como sinalizar se precisarmos de ajuda quando estivermos no mar.
Depois disso a lancha seguiu em alta velocidade até uma ilhazinha próxima, local onde atracou para nosso mergulho. A vida submarina ali é linda. Corais, plantas, peixinhos e um simpático leão marinho, que ficava nadando pra lá e pra cá.
Ficamos ali não sei quanto tempo, penso que uns 45 minutos, e depois voltamos para Rottnest Island. Logo que subimos na lancha já retiramos os equipamentos e a roupa de neoprene, e novamente em alta velocidade pegamos o caminho de volta, desta vez com mais emoção, pois o piloto da lancha ficou fazendo uns zigues-zagues para delírio dos passageiros.
Ao desembarcar, fomos até o vestiário para colocar roupas secas, compramos um cappuccino cada e já seguimos com as bicicletas para o ferry, onde os funcionários de imediato as guardaram.
Voltando ao continente
Novamente assistimos mais alguns episódios do Mr. Bean durante a navegação. Dona patroa não viu nada… só cochilou. Chegando ao continente devolvemos as bicicletas no mesmo local onde as pegamos pela manhã, o rapaz bate um carimbo no voucher e com isso recebemos os AUD 50,00 de caução de volta.
O ônibus nos trouxe de volta para Perth e descemos no mesmo ponto onde embarcamos pela manhã. Ainda passamos no mercado Coles para comprar mais uma garrafa de água, e aproveitamos a área de alimentação para comer nosso lanche da Subway que estava guardado na mochila. Ainda estava delicioso!
Também paramos numas lojinhas de souvenir para ver preços e comprar algumas coisinhas, e depois voltamos ao hotel.
A cidade estava bem movimentada. Sexta-feira, dia de sair com a galera. No nosso caso, nem se quiséssemos curtir a noite, pois no dia seguinte haveria mais um passeio onde deveríamos acordar bem cedo.
Procurando hospedagem em Perth? Informe as datas desejadas e faça sua pesquisa.