Olá pessoal.
Para quem achava que enchente era coisa de terceiro mundo, aí está. Várias cidades da Europa estão debaixo d’água (ou quase) por causa de fortes chuvas que caem na região, fazendo com que os rios transbordem.
E você, que planejou sua viagem com meses de antecedência, justamente para uma dessas cidades, deve estar todo preocupado(a). E não é para menos. É frustrante gastar um dinheirão com passagem e hospedagem e não conseguir aproveitar a viagem.
Em nossas férias do ano passado pegamos tempo ruim na Suécia e Escócia. Atrapalhou um pouco, mas nada comparado com as notícias da semana passada.
Mas vamos ao que interessa. Este post tem o objetivo de auxiliar a sua programação de viagem no que diz respeito a previsão do tempo. Tudo bem que o pessoal as vezes erra feio, até mesmo de um dia para o outro. Como confiar numa previsão feita com meses de antecedência? E qual a outra opção???
Um site que gosto de consultar é o Weather Channel (www.weather.com). Mais do que ver a previsão do dia, podemos ver previsões para os próximos 5 e 10 dias. Mas no caso do planejamento de viagem, o que nos interessa é a média histórica mensal.
Após acessar o Weather Channel e escolher a cidade desejada, basta escolher a opção Monthly no menu existente na lateral esquerda da tela. Será exibida a previsão de temperatura mínima e máxima para os dias do mês corrente, e o percentual de precipitação (chuva).
Rolando a tela para baixo, tem uma opção chamada Averages. É isto que nos interessa. Nesta opção encontramos a média histórica de temperatura mínima e máxima e também a média de precipitação.
Na imagem abaixo, podemos notar que o mês mais frio na cidade escolhida é janeiro, onde a temperatura mínima pode chegar a 1 grau negativo, e o mês mais quente é julho, com a temperatura máxima podendo chegar em 27 graus.
Com relação às chuvas, o mês mais chuvoso é novembro.
Esse tipo de consulta é bastante útil na hora de planejar sua viagem.
Algumas cidades ainda possuem outros índices que merecem ser consultados na programação da viagem. Veneza, por exemplo. Não é preciso muita coisa para que a Praça São Marcos fique debaixo d’água. Basta a maré subir um pouco.
Existe um serviço que monitora o nível da maré, e exibe os dados em forma de gráfico na internet. Pelo que pude observar, não existem dados históricos. Apenas a informação de 4 dias. Não é suficiente para você escolher a data para visitar a cidade, mas talvez ajude na hora de escolher as galochas.
Bom pessoal, é isso. Esperamos ter ajudado um pouquinho no planejamento de viagem de vocês.