Último dia em Ubatuba (dez/17).
O domingo amanheceu com previsão de tempo bom.
Como o café da manhã na Pousada Seachegue só começa a ser servido às 8h, aproveitamos o fato de termos acordado cedo e fomos caminhar pela praia da Enseada.
Quando retornamos, o café já estava servido, e uma família grande que também estava hospedada ali já ocupava quase todos os lugares.
O café da manhã não é muito variado, e a reposição dos itens que já haviam acabado era um pouco lenta.
A Praia de Santa Rita fica entre as Praias de Perequê-Mirim e da Enseada, e seu acesso é feito através do condomínio fechado de mesmo nome, ou por uma trilhazinha a partir de Perequê-Mirim.
Caminhando da Praia da Enseada até a portaria do condomínio Santa Rita, gasta-se uns 10 minutos, devido a subidinha da rua. Depois mais uns 5 minutos, agora descendo, até chegar à praia.
Havíamos lido que existia uma taxa de dez reais para o acesso, mas passamos ali pela portaria, cumprimentamos os vigias e seguimos sem pagar nada. Depois, lendo alguns comentários no TripAdvisor, vimos que essa taxa é facultativa e para quem acessa o condomínio com o carro.
Soubemos dessa praia após vermos um vídeo no Youtube, onde mostra a chegada até a areia através de uma bonita escadaria. Esse acesso da escadaria é, para quem entra pela portaria do condomínio, o segundo acesso, ou seja, precisa caminhar pela rua atrás da praia até o seu final. Nós pegamos o primeiro acesso, que pode não ter o charme e visual da escadaria, mas chega mais rápido.
A praia é formada por uma pequena extensão de areia fina e clarinha, com água bem calma e cristalina.
Não têm muitos ambulantes por ali, nem quiosques. Vimos um ou dois sorveteiros e só.
Por ser mar calmo, havia algumas pessoas praticando stand up paddle, alugado ali mesmo.
Com retorno para casa programado para após o almoço, logo depois de fazer o check out na pousada, não podíamos perder tempo. Então, escolhemos um cantinho na sombra para deixarmos nossas coisas e fomos curtir a água.
Ficamos ali até mais ou menos 10:30h, depois retornamos para a pousada para nos aprontarmos para a volta.
O almoço foi novamente no Tio Sam, comida por quilo.
Próximas postagens: carnaval em Brotas. Aguardem.
Pensando em visitar Ubatuba? Pesquise abaixo as opções de hospedagem da cidade: