Ahoj (Oi em Tcheco)
Nossa, hoje nós acordamos tarde. Já passava das 8h. Descemos para o café da manhã, que tem várias opções de pães, bolos, frios, cereais, sucos e café, servido das 7h às 10h. Legal a decoração do ambiente. Onde estão as opções do café parece uma carruagem.
Saímos para fazer nosso roteiro com a temperatura na casa dos 7°C. O sol amenizava o frio, mas na sombra…
Passamos por sobre a Ponte Carlos (Karluv most), fotografando todas as estátuas que ela possui. São trinta no total, em ambos os lados da ponte, e representam vários santos e patronos. Tem muitos artistas instalados nessa ponte, fazendo caricaturas e auto-retratos, tocando músicas, vendendo quadros pintados em óleo, e claro, alguns pedintes que, curiosamente, ficam de joelhos com o rosto bem próximo ao chão, com os braços esticados para a frente, onde normalmente há um chapéu ou boné para a arrecadação.
Interessante que em algumas estátuas as pessoas param para tocar em algum ponto delas. Percebe-se que isso é tradição, pois o local onde colocam a mão fica gasto, de tanto que as pessoas fazem isso.
Do outro lado da ponte fica a Torre da Cidade Velha e o Clementium, um quarteirão com prédios históricos. Tem também uma estátua de Karel IV (ou Carlos IV, Sacro Imperador Romano-Germânico).
Nos embrenhamos pelas ruas da cidade até chegar na Praça da Cidade Antiga (Staromestské námestí), onde estão o Relógio Astonômico (Orloj), a Galeria Nacional (Národní galerie), a Igreja Our Lady in front of Týn (kostela Matky Boží pred Týnem) e a igreja branca de São Nicolau (Kostel Sv. Mikuláše). A praça ainda não estava tão cheia como vimos em algumas fotos na internet, mas em frente ao relógio…
Nesse momento percebo uma grande idiotice: acabou a bateria da máquina fotográfica, e quando coloquei a bateria reserva, vi que ela também estava no final. Não acredito que fiz isso!
Solução: voltar para o hotel e esperar algumas horas até completar pelo menos uma carga mínima em uma das baterias. Dona patroa, só para variar, também recarregou as baterias dormindo.
E na Ponte Carlos, voltando ao hotel, encontramos aquele senhor que estava com um cão dentro do avião no trecho de Paris para Budapeste. Mundo pequeno esse, hein?!
Aproveitei que não havia nada para fazer e escrevi um pouco os textos para o blog, e também para checar o saldo do cartão de débitos na internet. Vi que fizemos dois gastos no cartão ontem, e a taxa do Visa está péssima: entre 20 e 22 coroas.
Estou pensando em trocar mais alguns euros, desde que seja sem comissão, pois na estação de trem estavam pagando 19 coroas já com a taxa. Muito pouco. Aí volta a preocupação em pegar notas falsas.
Já passava do meio-dia então saímos para almoçar. A energia do quarto é ativada pelo mesmo cartão usado para abrir a porta por fora, o qual levaríamos conosco. Para manter a bateria carregando, inserimos um cartão qualquer, tipo um cartão plástico de convênio médico.
Perto do hotel tem algumas opções de restaurantes e cafés, mas em nem todos o fumo no interior do estabelecimento é proibido. Paramos no Café Victoria, pertinho da Ponte Carlos. Dessa vez ficamos em algo mais tradicional dentre as opções do menu.
Dona patroa foi de lasanha a bolonhesa e eu de penne aos quatro queijos. Achei que faltou sal. Estava um pouco sem graça. A lasanha estava boa, mas vem com catchup por cima. Dona patroa também pegou uma sobremesa, um tipo de torta de maçã, bem mais gostosa do que aquela da Áustria (Viu Murdock… hehe).
Voltamos ao hotel, pegamos a bateria carregada e continuamos nosso roteiro. Primeiramente fomos ao Velho Cemitério Judeu. Ou não achamos a entrada ou estava fechado mesmo. Tudo bem. Dona patroa nem queria entrar mesmo. Conseguimos uma foto através de um portão com uma janelinha de vidro. O Museu Judeu parecia estar fechado também.
Voltamos à Praça da Cidade Antiga (Staromestské námestí). Vimos alguns artistas de rua aproveitando a multidão para tentar angariar alguns trocados. Muitos turistas ficam ao longe e aproveitam para tirar fotos sem jogar nenhuma moedinha.
Depois de tirarmos algumas fotos por ali, fomos procurar a entrada da Igreja Our Lady in front of Týn. Achamos. É bem escondida, tem que passar por uma viela entre alguns estabelecimentos. A igreja não abre às segundas-feiras (hoje é segunda!), e lá dentro não é permitido fotografar.
Tiramos uma foto pelo vidro e fomos para o Powder Gate (Prašná brána), que é uma torre parecida com aquelas que vimos na Ponte Carlos.
Encontramos muitas pessoas correndo pela cidade, para se exercitar. Difícil deve ser ficar desviando dos turistas.
Seguimos para o último ponto do dia, a Jubilejní synagoga. Interessante, repleta de cores. Após algumas fotos fizemos o caminho de volta desta vez olhando as lojinhas de souvenir.
Chegando de novo na Powdergate uma moça pediu para que eu tirasse uma foto dela e sua turma, e de repente eu estava com umas quatro máquinas na mão mais um smartphone. Deveria ter ganhado uns trocados com isso… hehehe.
Quando chegamos novamente em frente ao Relógio Astronômico, vimos um pessoal se aglomerando em frente a ele. Faltavam dez minutos para as cinco da tarde. Imaginamos que algo aconteceria às 5h e resolvemos esperar.
E valeu à pena. As janelinhas se abrem, algumas estátuas ficam passando por elas, as estátuas de fora também se mexem.
Já os ponteiros do relógio eu não consegui ver nenhuma alteração.
Depois de algumas badaladas de um sino, ouvimos o som de um trompete, e vimos que havia uma pessoa no alto da torre do relógio tocando o instrumento, e depois acenando para o povo. Legal.
Dalí nos voltamos até as margens do Rio Moldava e fomos até um prédio de arquitetura interessante, todo torto, dica dos novos amigos brasileiros aqui na Europa. Esquisitão, todo fora de padrão. Vimos também alguns hotéis que funcionam em barcos atracados.
Na volta ao hotel, paramos na mesma Paneria do dia anterior. Comemos um lanchinho com cappuccino. Nesta paneria tem conexão wi-fi grátis (isso é bom). Paramos ainda num mercado (Fivuza é o nome dele, fica na rua Národní) para comprar água, frutas e iogurte. Além de pertinho do hotel, funciona até meia-noite.
Amanhã é dia dos atrativos ao redor do Castelo de Praga.
Procurando hospedagem em Praga? Informe as datas desejadas e faça sua pesquisa.
Torta de maça melhor que a da Austria??? Huuuummmmm!!!! Pena que na rolou as fotos… Mas mesmo assim, ja estou com agua na boca.
Nao conhecia o relogio astronomico; muito interessante. Gostei.
Esse predio torto, nao pode entrar? Deve ser uma resenha. rssss
Gostei muito de Praga. Aumentou a vontade de visitar.
Mas pelo que pude perceber, segunda eh feriado em Praga, nao? Rsss Tudo fechado… rssss
Abs
R.M.
In God we trust!