Leia sobre nossa Política de Privacidade aqui.
Muitas pessoas nos perguntam porque optamos por viajar sozinhos ao invés de participar de excursões.
As duas opções possuem vantagens e desvantagens. Sem dúvida nenhuma viajar com excursão nos dá maior segurança, afinal teremos guias à disposição, (as vezes falando em português! – nas viagens internacionais), translado e transportes já contratados, passeios e hotéis já programados.
Basta ir até uma agência e contratar o pacote. Ainda tem a vantagem de fazer amizade com a turma que está viajando junto de nós.
O que eu considero como desvantagem em um pacote turístico é que devemos obedecer o cronograma estipulado pela operadora, seus dias e horários, podendo acontecer de ficarmos muito tempo num local que não achamos interessante ou pouco tempo num local onde gostaríamos de ficar mais.
Por sua vez, o turismo independente lhe dá a liberdade de planejar o próprio cronograma. Permite curtir melhor cada local visitado, ficando o tempo que julgar necessário.
Viajar dessa maneira também é mais barato, pois alguns serviços oferecidos pelos pacotes não existirão, como por exemplo, um guia à disposição (nem sempre é necessário), um ônibus fretado pra te levar aos locais de interesse.
Em contrapartida, você interage com a população local, faz amizades internacionais, utiliza o transporte público, vivencia muitas outras situações que o pacote não lhe oferece mesmo normalmente tendo um dia livre para fazer o que quiser.
A desvantagem, se é que podemos assim classificar, é que exige bastante planejamento e controle orçamentário, além de um pouquinho de sorte, pois alguns serviços só podem ser contratados via internet, e sabemos que existe o risco de comprar gato por lebre.
Porém, um ponto merece bastante atenção: as viagens de ecoturismo e turismo de aventura.
Nós já fizemos muitas trilhas por conta própria, se embrenhando sozinhos no meio do mato para alcançar cachoeiras lindíssimas. Depois de algum tempo e certa experiência adquirida, percebemos que para este tipo de passeio a contratação de alguém especializado é muito importante.
Imprevistos podem acontecer. Perder a trilha e não chegar no ponto desejado, um torção no pé, uma queda, um simples mal-estar, ou até mesmo uma chuva forte no meio do passeio, acaba criando situações que não estamos preparados para resolver.
Acompanhados por equipe especializada, teremos a certeza de que nosso passeio se pautará pela segurança.
Turismo Independente, sim! Turismo Irresponsável, não!
Pense nisso quando planejar sua próxima viagem de ecoturismo ou turismo de aventura.
A ideia do Blog Turismo Independente é divulgar os locais para onde viajamos, sejam viagens longas ou curtas, nacionais ou internacionais. Além dos relatos do dia-a-dia, pretendemos compartilhar as situações inusitadas, dicas de locais para visitar (e evitar), dicas de hospedagem, as agências de ecoturismo e turismo de aventuras contratadas etc.
Muitas fotos serão postadas para despertar aquela vontade de viajar.
Um abraço