Segunda e terça de Carnaval/18.
Nosso penúltimo passeio do Carnaval em Brotas foi contratado junto à agência Território Selvagem.
A Tirolesa MegaTour é um circuito composto por 5 tirolesas que totalizam 1800 metros de extensão, com altura máxima de 120 metros. A atividade é realizada duas vezes por dia, às 9h e às 14h.
No mesmo pacote está incluso o trekking até a Cachoeira Cristal.
Não é necessário levar nada para a atividade. Se quiser levar uma mochila pequena com água e alguns snacks é suficiente. A troca de roupa, toalha etc você pode deixar no guarda-volumes na agência.
Chegamos ao local onde é realizada a atividade pouco antes das 10h. Os guias separaram os participantes em dois grupos: um faria primeiro a sequência de tirolesas, e o outro faria o trekking até a cachoeira. Nós ficamos no grupo da tirolesa.
Vestimos os equipamentos de segurança e seguimos para a primeira plataforma, que fica bem pertinho da base. Os primeiros a descer foram os guias, para se posicionarem nas plataformas seguintes. Depois foram dois garotinhos, irmãos, que por não terem o peso mínimo exigido, foram juntos.
Entre a plataforma final de uma tirolesa e a plataforma inicial da tirolesa seguinte havia sempre uma trilhazinha, que nem sempre era “inha”. Se não me engano, entre a segunda e a terceira, era uma trilha bem puxada, morro acima.
A única molezinha que tivemos foi entre a quarta e a última tirolesa, que bastava trocar de cabo e já “decolávamos”.
A sequência toda, da primeira até a última tirolesa, durou aproximadamente uma hora.
De volta à sede, havia suco e água à disposição, antes de iniciarmos o trekking.
A caminhada até a Cachoeira Cristal tem duração aproximada de meia hora, de nível fácil. Existem apoios e degraus nos trechos mais íngremes, e na travessia do rio, uma corda para auxiliar no equilíbrio.
A queda d’água da Cachoeira Cristal é de 15 metros de altura, e a piscina à sua frente não é muito funda, porém rodeada de pedras. Lugar gostoso para passar um tempo.
Alguns passeios de quadriciclo também tem como destino essa cachoeira. No início da trilha vimos alguns deles estacionados.
De volta à base, aguardamos a outra turma terminar a sequência de tirolesas, entramos nos ônibus e retornamos ao centro de Brotas.
Nos apressamos para sermos os primeiros a chegar à agência, para tomarmos banho, pois o vestiário possui somente três duchas.
Devidamente trocados, deixamos as mochilas no carro e fomos procurar um lugar para almoçar. A moça da agência havia nos indicado o Santa Gula, self-service por kilo com churrasco. Fomos lá conferir.
Santa Gula: Rua Ernesto Marineli, 284 – Centro, Brotas.
Depois andamos um pouco pela cidade e, antes de voltarmos para a pousada, passamos no supermercado Extra para comprarmos água. Aproveitamos o fato de a pousada permitir o uso do micro-ondas e compramos nosso jantar: dois pratos congelados.
Terminamos o dia a tarde na piscina da pousada, e a noitinha já deixamos a bagagem preparada para o check-out no dia seguinte.
Rafting na terça-feira
Reservamos para o nosso último dia em Brotas o rafting com a agência Alaya, referência em gestão de segurança para essa atividade. Fizemos o check-out na pousada e seguimos para a aventura.
Como de praxe, ainda na agência recebemos um treinamento teórico sobre a atividade, e logo em seguida fomos para a parte prática.
Não leve nada para o rafting. A agência dispõe de guarda-volumes para deixar a troca de roupas, carteira, chave do carro etc.
Dessa vez, nem máquina fotográfica levamos, pois não dá tempo de fotografar nada.
Antes de colocarmos os botes no rio Jacaré, a galera foi separada em grupos de 4 a 6 pessoas, e os guias responsáveis levaram os botes para um lago onde treinamos os comandos básicos de remar para frente, remar para trás, chão (sentar no piso do bote) etc.
No meio do percurso, pouco antes da maior queda do rio (os 3 saltos), encostamos os botes na margem do rio e seguimos para uma tirolesa de 20 metros de altura que cruza o leito do rio indo e vindo, possibilitando ver os saltos por cima.
O processo todo é bem dinâmico: desce do bote, vai pra fila, coloca o equipamento; desce na tirolesa indo, desce na tirolesa voltando, retira o equipamento, volta pro bote e continua o rafting.
Terminado o rafting, enquanto os botes e demais equipamentos eram guardados, havia à disposição suco e uma pinguinha local.
Já na agência Alaya, tomamos banho, pegamos nossos pertences e partimos, mas antes almoçamos novamente no Santa Gula, encerrando nosso feriado de Carnaval em Brotas.
Procurando hospedagem em Brotas? Informe abaixo as datas desejadas e faça sua busca.