Caminhos do Tietê
Dias 30 e 31/12/2023
Nada melhor para fechar o ano do que um passeio para tomar banho de cachoeira. E se forem 6 cachoeiras, melhor ainda.
Esse é o passeio Caminhos do Tietê – Trekking 6 Cachoeiras, da Mundo Cuesta.
Whatsapp da Mundo Cuesta.
Saímos de casa no sábado dia 30/12/23 após o almoço, chegando em Botucatu/SP por volta das 17h40. Novamente ficamos hospedados no Hotel Ibis Botucatu (estivemos lá em maio/23 para diversos passeios).
O jantar foi no próprio hotel. Pedimos uma parmegiana e frango grelhado com legumes e creme de milho.




Domingo dia 31/12/23
O passeio estava programado para começar as 9h. Do hotel até o Parque Ecológico Pavuna, local da atividade, é uns 10 minutos.
Coordenadas: -22.841753, -48.512376
Chegamos na Pavuna perto das 9h. Já havia um pessoal esperando pelo Cris, o guia do nosso passeio.

Ali na Pavuna também funciona um camping, e a diária dá acesso para 3 cachoeiras do Parque.

Por volta de 9h15, com o grupo completo, iniciamos o Trekking 6 Cachoeiras, visitando primeiramente as Cachoeiras da Pavuna Superior e Inferior.


Essas cachoeiras só podem ser visitadas com a condução de guias de turismo, uma vez que a trilha até elas possui grau de dificuldade um pouco elevado, sendo necessário o apoio de cordas em alguns trechos.

Ficamos um tempo curtindo a Cachoeira da Pavuna, seu poço e, claro, fazendo muitas fotos. Depois seguimos para a Pavuna Inferior, apenas para contemplação e fotos.




É na Cachoeira da Pavuna Inferior onde é realizado o rapel.


Na sequência, fomos para uma cachoeira bem alta, porém de acesso bastante acidentado por uma trilha de pedras, e pequeno espaço para banho. Local apenas para contemplação.

Essa cachoeira, que é abastecida pela água de um lago artificial (falaremos dele adiante), também pode ser visitada por quem está acampado, mas como não é boa para banho, a maioria das pessoas nem aparece por lá.

O calor já estava castigando, e mais um banho de cachoeira cairia muito bem. Seguimos, então, para as 3 últimas cachoeiras.
A primeira delas era uma cachoeira pequena, mas com uma queda d’água top, bem fácil de chegar nela.


Após um tempo ali, seguimos para uma cachoeira bem maior, com um poço bem grande e raso, onde ficamos bastante tempo.


No caminho passamos por uma cachoeira grandinha até, mas como poço pequeno e toda sombreada. A cachoeira maior era bem mais convidativa.

Terminado nosso tempo curtindo a água, pegamos o caminho de volta sem mais nenhuma parada. No entanto, perto da árvore onde fizemos uma foto do grupo antes de começar a trilha, o Cris indicou um caminho que levava até ao lago artificial.
Já estávamos ali mesmo… então fomos ver o lago.
A história do lago é que ali funcionava uma pedreira, e na escavação, alcançaram o lençol freático e a água que emergiu formou o lago, que por sua vez abastece aquela cachoeira de difícil acesso.


Algumas pessoas entraram no lago para se banhar; nós apenas o contemplamos.
De volta ao ponto inicial, onde deixamos o carro, trocamos as roupas úmidas por outras secas, e voltamos para casa, fazendo apenas uma parada na estrada para o almoço.

Procurando hospedagem em Botucatu/SP? Informe as datas desejadas e faça sua pesquisa.
Prefere se hospedar em um Hostel? Clique abaixo e faça sua busca.
Não tem como chegar até Botucatu/SP? Já pensou em alugar um carro?