São Francisco Xavier/SP.
No dia seguinte após fazermos a Trilha do Mirante, saímos para uma trilha mais leve, até a Cachoeira das Fadas.
O ponto de partida também é na Fazenda Monte Verde, porém desta vez a caminhada é dentro da fazenda, e logo após estacionarmos o carro já temos lindas paisagens para fotografar.
A trilha não apresenta muitas dificuldades, mas obviamente não é como andar na calçada. Tem seus trechos de subida e descida, partes mais escorregadias, travessia de riachos etc.
Logo no início temos a opção de passar por baixo de uma rocha ou contorna-la (o que é mais fácil, mas com menos emoção).
Até a Cachoeira das Fadas, trilhando calmamente, demoramos cerca de uma hora.
A cachoeira é bem bonita, e tem um poço natural bacana para passar um tempo ali se refrescando. Neste dia, mesmo no final de novembro, a água estava super-mega-ultra gelada.
Entrei no poço com a água até o nível dos joelhos, e parecia estar levando alfinetadas nos ossos (nunca levei alfinetadas nos ossos, mas era parecido rsrs). Desisti e saí da água. Dona patroa encarou um pouco mais e foi bem pertinho da queda.
Depois de um tempo ali, retomamos a caminhada e em poucos minutos já estávamos ao lado daquela rocha do começo da trilha.
Dalí voltamos para a pousada Canto dos Pássaros, e depois pegamos o caminho de casa, fechando o final de semana em São Francisco Xavier.