Férias 2022 – Serra Catarinense
Dia 03/06/2022: Quinto dia de passeios na Serra Catarinense.
Mantendo o padrão de todos os dias de nossas férias em Urubici, o céu novamente amanheceu nublado porém sem chuva. E bem frio!
O café da manhã foi servido com um pouco de atraso, perto das 8h. Sem problemas, pois não iríamos mais para a cidade de Bom Jardim da Serra (desmarcamos o Cânion do Funil no dia anterior).
Decidimos então fazer nossa primeira parada do dia na Cachoeira Véu de Noiva (ou Véu DA Noiva, como muitos a chamam), que estava prevista para nosso segundo dia de passeios em Urubici. Enviamos uma mensagem por Zap perguntando das condições climáticas para a visita, mas não nos responderam em tempo.
Cachoeira Véu de Noiva
Para chegar à Cachoeira Véu de Noiva, pegamos a mesma estrada que leva ao Morro da Igreja. Pouco antes da portaria do Parque Nacional de São Joaquim, pegue a estradinha à direita.
Coordenadas: -28.074045, -49.512949
Desta vez, como o céu estava um pouquinho mais aberto do que no dia em que subimos para ver a Pedra Furada, paramos no mirante da estrada para (tentarmos) ver a cidade de Urubici.


O ingresso para o Véu de Noiva Eco Parque (R$ 25,00 em maio/23) é vendido na entrada para o restaurante/loja e dá acesso à cachoeira que nomeia o Parque, para a Cachoeira dos Namorados e para uma trilha contendo mais três cachoeiras, as Três Irmãs. O local também é uma pousada.

Pouco após a catraca de entrada do Parque, caminhando por uma trilha de asfalto ladeada por hortênsias, já está a Cachoeira Véu de Noiva, com seus 62 metros de altura, cujo formato de véu de noiva é melhor identificado quando vista ao longe.




Ela deságua formando um lago com uma prainha de pedras. Estava muito frio para entrarmos na água, logo, ficamos apenas na contemplação.
Mais à frente tem início uma bonita trilha autoguiada sobre tablados de madeira, que leva até a plataforma da tirolesa (atividade não inclusa no ingresso).






Ao lado esquerdo da plataforma tem uma escadaria que permite chegarmos a um mirante bem em frente à Cacheira dos Namorados, a qual falaremos mais adiante.
Como o clima não estava inspirando a confiança de que não choveria, aproveitamos para, primeiramente, fazermos a trilha do Cânion do Xaxim Gigante e Cascata Três Irmãs.
Trilha das Cachoeiras 3 Irmãs
A trilha começa tranquila e vai ficando mais complexa conforme vamos descendo. Há alguns obstáculos como troncos e pedras. O solo úmido era um fator a mais de atenção.



Chegamos na terceira cachoeira após 25 minutos, parando para fotos nas outras duas quedas.




A terceira queda, ou terceira irmã, é continuação da Cachoeira dos Namorados (descobrimos isso depois), e possui o maior volume de água.
Cachoeira dos Namorados
Após a seção de fotos, fizemos o caminho de volta também em torno de meia hora. Recuperamos o fôlego e de imediato descemos a escadaria para a Cachoeira dos Namorados. São 192 degraus com duas plataformas de pausa para descanso.


Se os degraus estiverem úmidos, redobre o cuidado na descida, pois eles ficam bem lisos e escorregadios.
A Cachoeira dos Namorados tem aproximadamente 35 metros de altura, e do mirante à sua frente é possível ver a cabeceira de outra cachoeira (a terceira irmã).



Subimos até a plataforma da tirolesa para vermos a paisagem lá de cima. É possível avistar a plataforma do outro lado do vale.

Realizada a seção de fotos, retornamos até ao restaurante, onde optamos por almoçar. Mas antes, fizemos algumas fotos de um espaço para crianças na área externa, feito com pneus.



Os pratos são a la carte, com preços na faixa de R$ 35,00 (junho/22). Dona Patroa pediu uma truta na manteiga, e eu fui de bife parmegiana (pizzaiolo, na realidade, pois continha presunto, queijo, tomate e orégano – muito bom).


Procurando hospedagem em Urubici/SC? Informe as datas desejadas e faça sua pesquisa.