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Uma viagem cheia de problemas

Muita chateação num único final de semana.

O título deste post representa a sensação que tivemos tão logo chegamos à sala de embarque do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.

Felizmente os passeios que realizamos em Caxias do Sul e Gramado foram bem legais, o que amenizou um pouco a chateação com todos os problemas enfrentados.

Essa viagem começou em dezembro de 2013, na aquisição das passagens. Como presente de aniversário de 12 anos de nosso afilhado, compramos passagens para um final de semana em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, voando pela Azul Linhas Aéreas.

O voo sairia de Viracopos em Campinas na noite de sexta-feira, dia 16/05, com chegada prevista em Caxias do Sul/RS para 23h45min. Poucas foram as opções de hotel cujo check-in poderia ser feito tão tarde da noite. Mas encontramos um hotel com recepção 24 horas e fizemos a reserva, mediante depósito de 50% do total para as duas diárias.

No mês de maio/14, duas semanas antes da viagem, procuramos por locadoras de veículos que funcionassem 24 horas no aeroporto de Caxias do Sul. A única empresa era a City, com reservas on-line e bons preços.

Problema 1: voo cancelado

Horas depois de fazer a reserva do veículo, a City me telefonou dizendo que não havia mais nenhum voo com chegada em Caxias do Sul naquele horário, e que provavelmente nosso voo teria sido remanejado.

Na mesma hora entramos no site da Azul Linhas Aéreas, e vimos que remanejaram nosso voo para aproximadamente as 11h30min da manhã do dia 16/05, uma sexta-feira. Se estivéssemos de férias, OK, não seria problema. Mas, como meros mortais, neste horário estaríamos trabalhando.

Solução do Problema 1

Fizemos uma busca no site da Azul e o voo que melhor atenderia aos nossos interesses era um voo para Porto Alegre/RS no sábado bem cedinho, apesar da distância e do gasto a mais com o combustível do carro alugado.

Telefonamos na central de atendimento da Azul, reclamamos sobre esse remanejamento de voo sem nenhum aviso, e depois fizemos o ajuste para Porto Alegre sem custo nenhum adicional.

Aproveitamos e fizemos a reserva do carro com a Hertz, usando um desconto da Azul pela parceria entre eles.

Também foi necessário fazer contato com o hotel para reduzir uma diária de nossa reserva. Com isso, os 50% depositados passaram a ser 100% da reserva.

O embarque e um quase problema

No dia anterior da viagem fizemos o check-in on-line no site da Azul. Nosso afilhado ainda não tinha doze anos completos, então era necessária uma autorização dos pais, documento que já havíamos providenciado.

Lendo sobre o assunto na internet, vi que nem mesmo o check-in on-line de crianças menores de doze anos era permitido. Mas consegui fazer o check-in normalmente.

No guichê do aeroporto, ao despachar as bagagens, não nos foi solicitada a autorização para a viagem de nosso afilhado desacompanhado dos pais.

Foto: Reprodução/RBS TV
Foto: Reprodução/RBS TV

O embarque e o voo foram tranquilos, porém ao chegar ao Rio Grande do Sul o piloto informou que havia muita neblina sobre o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e que ficaria sobrevoando a região aguardando a melhora do tempo, o que não aconteceu.

A solução dada pela equipe foi pousar em….. Caxias do Sul/RS.  Sem precisar dirigir, já estávamos em nosso destino final. Maravilha! Só que não.

Isso nos levou ao problema número dois.

 

Problema 2 – a locação do carro

A Azul Linhas Aéreas providenciou alguns ônibus para levar os passageiros até Porto Alegre, mas não fazia nenhum sentido para nós viajar de ônibus até Porto Alegre para depois alugar um carro e voltar para Caxias do Sul. Seriam quatro horas na estrada, sem motivo.

Conversamos com o funcionário da Azul sobre isso, e óbvio que ele concordou conosco. Porém, com essa mudança de planos, nós alugaríamos o carro em Caxias do Sul para devolvê-lo em Porto Alegre, o que implicaria na cobrança de uma taxa de retorno do veículo por parte da Hertz.

Quando explicamos isso ao funcionário da Azul, ele nos disse que não haveria problema, que bastaria comunicar esse fato no balcão da Azul no aeroporto em Porto Alegre antes do voo de volta que a Azul nos reembolsaria ou deixaria algum crédito para futuras viagens.

Fomos até a loja da Hertz para pegar o carro que deveria ser pego em Porto Alegre, mas a loja ainda estava fechada. Era a única locadora que abria um pouco mais tarde. Então fomos comer alguma coisa na cafeteria do aeroporto. Para os passageiros da Azul que tiveram que pousar em Caxias do Sul ao invés de Porto Alegre, até R$ 20,00 de consumo por pessoa seria pago pela Azul.

De volta a loja da Hertz, fizemos a locação de um Celta com alguns risquinhos na lataria e uma pequena trinca no para-brisas. Acompanhei a vistoria da atendente e conferi todas as anotações que ela fez. É muito importante que você acompanhe a vistoria do veículo.

A taxa de retorno do veículo de Porto Alegre para Caxias do Sul ficaria em R$ 260,00.

Quanto custaria um táxi até Porto Alegre? De repente seria possível evitar essa taxa de retorno. Doce ilusão: R$ 350,00, ainda no preço antigo.

Até poderíamos seguir de ônibus para Porto Alegre, apesar de todo o transtorno que teríamos. Mas a Hertz de Caxias do Sul só abre às 16h30min aos domingos. Não haveria tempo de devolver o carro e seguir de ônibus para Porto Alegre.

Problema 3 – a devolução do veículo alugado

Nas próximas postagens contaremos como foi o passeio na Serra Gaúcha. Aqui contaremos apenas como terminou essa viagem com vários contratempos.

Ao devolver o carro na agencia Hertz do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, o rapaz que faz a vistoria de devolução detectou uma trinca no vidro do para-brisa. Ok, eu mostrei para ele que essa trinca já existia.

Mas ele disse que não. Que a anotação feita pela atendente na retirada do veículo era somente um “pique”, um pontinho no vidro, e o que ele estava vendo era uma trinca. Disse que era normal um “pique” virar uma trinca com a vibração do carro durante o uso.

Claro que contestamos, afinal nunca foi somente um “pique”. Não houve aumento da trinca nem nada. Estava exatamente na mesma condição de quando retiramos o veículo.

Tivemos que preencher um formulário de sinistro, que funciona como uma confissão de culpa por algum dano no veículo. Esse formulário seria enviado para a loja de Caxias do Sul, que foi onde efetuamos a locação, e que decidiria sobre “a avaria” no veículo.

Preenchemos o formulário da seguinte forma:

Campo data do sinistro: “—–“
Campo hora do sinistro: “—–“
Campo tipo de sinistro: “não houve sinistro”
Campo descrição do sinistro: “não houve sinistro. Está havendo diferente interpretação sobre uma avaria existente desde a locação, onde na retirada foi considerado um pique no vidro e na devolução foi considerada uma trinca”.

Solução do problema 3

Alguns dias depois da viagem a Hertz enviou a fatura, contendo somente o valor da locação mais a taxa de retorno do veículo. Nada mais justo, afinal não fizemos nenhuma avaria no veículo.

Só não ficamos satisfeitos com o processo todo porque não tivemos a oportunidade de parcelar o pagamento. A cobrança da locação foi feita à vista.

Problema 2 ainda não resolvido

Seguindo a recomendação do funcionário da Azul de Caxias do Sul, fomos ao balcão da empresa no aeroporto em Porto Alegre questionar como a Azul resolveria a questão da taxa de devolução do carro que tivemos que pagar. Para a nossa surpresa, a resposta foi de que a empresa não tinha responsabilidade nenhuma. O que ela tinha que fazer, ela fez, que foi disponibilizar ônibus aos passageiros.

reclamaçãoTudo bem. Mas só deixamos de embarcar no ônibus porque um funcionário da Azul Linhas Aéreas nos disse que não seria necessário e que alguma forma de reembolso seria feita. O atendente respondeu que a política da empresa não é essa e que fomos orientados de forma errada. Ponto final.

Legal né?! Efetuamos duas reclamações no site da Azul Linhas Aéreas. Nenhuma resposta. Registramos uma queixa no site Reclame Aqui. Nenhuma resposta.

Reclamamos pelo Twitter. Disseram que o setor responsável verificaria.
Reclamamos pelo Facebook e obtivemos a mesma resposta.

Será que existe mesmo um setor responsável?

Quase dois meses já se passaram, e parece que a solução se encaminha para uma queixa no PROCON, pois a Azul Linhas Aéreas não está dando a mínima para o caso.

E você, já teve algum problema com empresas de locação de veículos e/ou empresas aéreas? Deixe seu comentário.

4 comentários em “Uma viagem cheia de problemas”

  1. Lamentável o funcionário da AZUL informar que a cia aérea reembolsaria o valor. Provavelmente, quis ‘se livrar do problema’. Amadorismo.
    Nenhuma cia aérea reembolsaria esse tipo de custo em função de problemas metereológicos.

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